A ilha, um tanto esquecida pelos turistas, é um destino imperdível na região.
Foto: Shutterstock
A Ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo, é dividia entre norte e sul. O norte foi ocupado pela Turquia e possui uma cultura muito forte ligada àquele país; o sul, oficialmente República do Chipre, é um país independente e inclusive um Estado-membro da União Europeia, mas ainda guarda muitos laços com a Grécia, com o qual compartilha sua cultura. O que as duas partes têm em comum são as paisagens espetaculares, as cidades charmosas, ótima comida e muita história.
Pensando em te inspirar para a sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 destinos incríveis para conhecer no Chipre. Confira:
Cúrio
Chipre tem um grande número de cidades que datam de milhares de anos atrás, mas se você tiver que escolher uma, escolha Cúrio. Localizada no topo de incríveis penhascos, a cidade garante uma vista como nenhuma outra, com direito às belíssimas águas azuis do Mediterrâneo para todos os lados. A região, que inclui os imperdíveis teatro romano e os museus da Casa de Eustolios, coleciona histórias de diferentes épocas e, não à toa, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Continua depois da publicidade
Mosteiro de Kykkos
O Monastério de Kykkos fica a cerca de vinte quilômetros da vila de Pedoulas, a mais de 1300 metros de altitude. O monastério foi primeiro estabelecido no século 11, mas devido a um incêndio, grande parte de sua estrutura é mais recente, o que não o torna menos interessante. Sua arquitetura e pinturas são de fato fascinantes e a entrada é gratuita. Porém, lá se encontra também um museu, que cobra uma pequena taxa – e também merece a visita.
Troodos
Os Montes Troodos, que chegam a mais de 1900 metros de altitude, são uma cordilheira que inclui alguns pontos de interesse, para além de suas paisagens maravilhosas. Entre esses pontos estão vilas impressionantes e imperdíveis. As vilas históricas são cheias de igrejas e afrescos únicos. Para se ter uma ideia de quão fascinantes são essas igrejas, nove delas estão inscritas na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. A melhor forma de explorar a região é certamente alugando um carro, assim você faz seu roteiro e consegue conhecer tudo no seu tempo.
Pafos
A região da cidade de Pafos, que já merece uma visita por si só, concentra um grande número de sítios históricos espetaculares. Um deles é o Castelo de Pafos, que originalmente foi uma estrutura bizantina, mas foi destruído inúmeras vezes até que finalmente adquiriu a estrutura original na mão dos otomanos. O castelo, além de lugar histórico, hoje sedia eventos culturais. Outro ponto imperdível é o Parque Arqueológico de Kato Pafos (também um Patrimônio pela UNESCO), que foi casa de romanos e possui estruturas das mais variadas épocas.
Cirénia
Cirénia é certamente uma das cidades mais bonitas da ilha, talvez por ter mantido muito das influências otomanas que recebeu durante a dominação. Sua estrela é definitivamente o Castelo de San Hilarión, um castelo medieval do século X, localizado na cordilheira da Cirénia e que pode ser visto de todos os cantos – ele foi construído ali justamente para proteger a cidade. Na cidade, faça questão de passear por suas ruas apertadas e almoçar na região portuária. Já pela tarde, procure um dos muitos cafés.
Nissi
Localizada em Agia Napa, Nissi é a praia mais famosa do Chipre e não é difícil entender o porquê. Mesmo com os enormes grupos de turistas que enchem a belíssima faixa de areia no verão, a beleza de suas águas rasas e cristalinas é inegável. O destino é popular entre famílias e qualquer amante de boas praias. Na alta temporada, possui infraestrutura suficiente para você passar o dia por lá.
Famagusta
A simpática Famagusta costuma ser o porto de chegada para quem visita Chipre de barco e merece uma ou duas noites para ela. Entre suas principais atrações estão a espetacular mesquita Lala Mustafa Pasha, o maior edifício medieval da cidade, construído entre os séculos 13 e 14 e consagrada como catedral católica em 1328; e o Mosteiro St. Barnabas, que conta com um museu. Sua estrela, no entanto, é a cidade murada que existe até hoje em seu centro. Os muros foram construídos por venezianos no início do século XVI e atingem 15 metros de altura, com oito de espessura.
Nicósia
Nicósia é a capital e maior cidade do Chipre e também merece uma visita. Ela é bastante peculiar pelo fato de ser divida entre norte e sul, sendo o norte turco e o sul cipriota, influenciado pela cultura grega. A cidade é cheia de museus e edifícios de interesse arquitetônico, sendo o mais imperdível deles o Museu do Chipre, que leva os visitantes em uma viagem do período Neolítico até a era otomana, através de arte e artefatos históricos. É certamente o lugar certo para começar sua viagem, assim você já aprende tudo o que precisa saber sobre a ilha.
Larnaca
Larnaca é uma cidade tranquila que conquista já à primeira vista. Apesar de ser um resort que atrai muitos turistas, conseguiu manter muito de sua genuidade portuária e conquista qualquer amante de sol e praia. Para além de areia e mar, a cidade tem alguns pontos interessantes ideais para os amantes de história, como o Agios Lazaros, uma igreja imperdível. De lá, muita gente visita o lago de sal de Larnaca, cheio de flamingos e vilas interessantes nos arredores.
Cabo Grego
O Cabo Grego, mais conhecido como Cape Greco, é um imperdível parque nacional cheio das mais lindas paisagens da ilha. Seu passeio deve começar no belíssimo resort de Agia Napa, onde você pode comer bem e relaxar. Depois, siga para apreciar o melhor da natureza local, com uma impressionante variedade de flora, incluindo incríveis orquídeas, e esteja preparado para fazer ótimas trilhas. Passeios de barco também levam os turistas para apreciar a região a partir do mar, de onde é possível ver incríveis formações rochosas na costa.