Cidade cheia de encantos se diferencia bastante das outras capitais europeias.
Foto: Shutterstock
A simpática Berna é bastante diferente de outras capitais europeias. A capital da Suíça tem uma atmosfera mais relaxante e paisagens que dificilmente remetem a uma grande cidade. Passeando por lá, você vai encontrar um grande número de fontes, algumas do século 16, bares, cafés, museus, e até ursos à beira do rio. Isso sem falar dos locais, sempre preparados para conversar com você em inglês, alemão ou francês.
Para inspirar sua viagem para a Suíça, o Guia da Semana listou 8 lugares imperdíveis para você conhecer em Berna, a capital do país. Confira:
Centro Velho
O Centro Velho de Berna é listado como um Patrimônio Mundial da UNESCO, título que ele certamente merece. O lugar está sobre um monte cercado pelo rio Aar, de águas muito mais azuis do que estamos acostumados a ver em rios por aqui. Muitas das estruturas medievais estão em um nível impressionante de preservação e são constantemente restauradas. Passear por lá é como passear por um conto de fadas, mas um conto de fadas cheio de bares com ótimos drinks, além, é claro, dos cafés, livrarias e restaurantes. Grande parte das atrações turísticas podem ser encontradas por lá, incluindo belíssimas fontes, estátuas e a famosa Torre do Relógio.
Continua depois da publicidade
Parque dos Ursos
Berna tem como símbolo o simpático urso, animal que tem vivido na cidade já há centenas de anos. Talvez por esse motivo, um de seus principais atrativos turísticos é o Parque dos Ursos, um enorme parque público que tem ursos vivendo livremente, correndo e brincando na água. Pode ficar tranquilo, pois os ursos são mantidos a uma distância segura dos visitantes.
Museu Histórico de Berna
O Museu Histórico de Berna é o segundo maior museu de história da Suíça. Por fora, ele lembra um castelinho — como quase tudo por lá, na verdade — e por dentro ele guarda uma importante coleção de artefatos que contam a história da Suíça desde o período Neolítico até o século passado. Um dos principais atrativos por lá é a coleção de artigos de prata, que já pertenceram a grandes nomes suíços. Há também boas exposições temporárias, então vale conferir a programação antes de visitar.
Catedral de Berna
Construída no século 15, a Catedral de Berna é um impressionante templo gótico e está entre as estruturas mais bonitas da cidade. Sua torre principal, que atinge cem metros de altura, é a mais alta de toda a Suíça e possui uma escadaria que vale a pena ser subida, pois o mirante lá do alto garante uma vista única para a cidade e os arredores, incluindo os tão famosos Alpes.
Rosengarten
Andando por Berna, você vai achar que é impossível encontrar um lugar mais relaxante, até você entrar no Rosengarten, um parque que possui algumas das paisagens verdes mais incríveis da cidade. O lugar começou como um cemitério, mas virou um parque no início do século passado. Hoje, guarda mais de duzentos tipos de rosas e outras duzentas espécies de flores. Por lá, você também encontra um grande lago e áreas para piquenique.
Zentrum Paul Klee
O famoso artista Paul Klee nasceu e cresceu na Suíça, apesar de ter tido nacionalidade alemã. Por sua ousadia em transcender as propostas dos movimentos de vanguarda europeia e mesclar diversas mídias em sua arte, ele é considerado um grande nome do século 20. Esse centro em Berna que leva seu nome é um espaço cultural que concentra cerca de quatro mil de seus trabalhos, incluindo alguns dos mais famosos. O próprio prédio, como você pode ver na foto, já valeria por si só.
Palácio Federal da Suíça
O Palácio Federal da Suíça, também conhecido como Bundeshaus, é um edifício em estilo renascentista que certamente vale a visita. Lá estão o parlamento do país e vários outros setores do governo federal. Todo o prédio é aberto à visitação, ao contrário de muitos prédios governamentais ao redor do mundo, e existem incríveis salões e janelas com ótima vista para os Alpes e o rio Aar.
Gurten
Gurten é uma colina com mais de oitocentos metros de altitude não muito longe do centro de Berna. Muitos turistas aproveitam a proximidade para subir até o topo e apreciar a vista da capital lá embaixo. No inverno, é um bom lugar para esqui iniciante, principalmente para crianças. A montanha também recebe o Gurtenfestival, um festival de música que acontece todo julho. A melhor forma de subir até lá é a bordo de um trenzinho que já possui cerca de cem anos de idade.