Pequena ilha é cheia de história, cultura e maravilhas naturais.
Foto: Shutterstock
Mais a leste que as outras Antilhas, a pequena ilha de Barbados é o país mais oriental do Caribe. De colonização britânica, não é difícil notar o legado que os ingleses deixaram por ali: a língua, a arquitetura ou o sistema parlamentar são alguns exemplos. É claro, no entanto, que como em qualquer país do Caribe, a cultura de muitos outros povos se une para criar algo único. O país, que é famoso por suas belas praias e por ser o local de nascimento de ninguém menos que Rihanna, tem muitos outros atrativos.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou uma lista de coisas que você precisa fazer por lá. Confira:
Bridgetown
A simpática cidade de Bridgetown é capital e maior cidade do país. Todo o centro da cidade, cheio de coloridas casas coloniais, é um patrimônio da Unesco por sua importância histórica. Entre seus principais atrativos estão a famosa Boardwalk, uma passarela de madeira que acompanha o mar e está cheia de bares e restaurantes, os belíssimos prédios do parlamento, museus, catedrais e as ruas Broad e Swan, ideais para compras e conhecer a cultura local.
Na costa oeste de Barbados, a Wildlife Reserve ocupa quatro hectares de uma floresta nativa de mogno e tem como objetivo preservar o habitat natural para todas as espécies encontradas na ilha. Por lá, você vai encontrar o famoso macaco verde de Barbados (foto), papagaios, araras e até algumas espécies que vieram de fora, como coelhos, veados e o próprio pavão.
Harrison’s Cave é a mais famosa das cavernas de Barbados, além de uma de suas principais atrações. O espaço é uma verdadeira galeria de estalactites, estalagmites e outras várias formações rochosas impressionantes, além de belas correntes de água que completam o cenário fascinante. Outra famosa na ilha é a Animal Flower Cave, a única caverna marinha acessível do país, mas chegar lá é um pouco mais complicado que à anterior.
A St. Nicholas Abbey (foto) é uma mansão de estilo jacobino que desde quando foi fundada, há mais de 300 anos, funciona como uma destilaria de rum — que merece ser experimentado! Além da bebida, no entanto, o que encanta é sua arquitetura, seu charme, seus vários jardins e um museu que guarda diversas antiguidades. Outra destilaria imperdível na ilha é a Mount Gay, a mais antiga do mundo ainda em funcionamento, onde você pode conhecer mais da história da bebida, ver seu processo de produção, experimenta-la e até criar seu próprio drink.
Uma experiência imperdível para qualquer um que visita Barbados é o passeio de submarino da Atlantis. O tour pelo fundo do mar, que sai de Bridgetown, dura cerca de 45 minutos e leva os visitantes a mais de 40 metros de profundidade, tanto de dia, quanto de noite — você que escolhe! É uma ótima opção para quem quer ver de perto a vida marinha tão famosa do mar do Caribe, mas não sabe mergulhar. Só fique atento porque é necessário reservar com antecedência e o preço é um pouco salgado: 119 dólares (abril de 2019).
É claro que praias não poderiam faltar em um país caribenho. A Bathsheba Beach (foto) é uma das populares, não só por sua areia fininha e água cristalina, mas pelas fantásticas formações rochosas espalhadas por toda a sua extensão. As ondas também são ótimas para quem curte surfar, mas outras praias, como a Dover Beach, são ainda melhores para os surfistas. Já para quem só quer relaxar e nadar tranquilamente, as praias da Carlisle Bay são ideais.
Outro atrativo imperdível para quem visita o país são os Hunte’s Gardens, ou Jardins de Hunte, no norte do país. O espaço foi criado na década de 1950 por um horticultor que reuniu uma grande variedade de plantas caribenhas e internacionais, transformando aquele em um conjunto único, que carrega importância não só turística, por sua evidente beleza, mas também botânica.