Destino da Amazônia equatoriana é imperdível para amantes de ecoturismo.
Foto: fotogrin/Shutterstock
Baños de Água Santa, mais conhecida como Baños, é uma pequena cidade equatoriana que conquistou o título de cidade da aventura. Localizada a pouco menos de duzentos quilômetros da capital, Quito, a cidade é a porta de entrada para a Amazônia equatoriana e um destino imperdível para os amantes de ecoturismo que visitam o país.
Pensando em contribuir com a sua viagem para o Equador, o Guia da Semana listou algumas informações que vão te fazer colocar Baños no seu roteiro. Confira:
Ecoturismo
A maioria dos turistas visita Baños para praticar esportes radicais. Os rios e montanhas ao redor, assim como o vulcão Tungurahua — considerado fácil de escalar —, proporcionam o ambiente ideal para a prática de atividades como caminhada, ciclismo de montanha, canoagem, rafting, rapel, escalada em pedra, bungee jump e muito mais. Além disso, também existem agências de turismo que oferecem passeios de alguns dias pela Floresta Amazônica, com direito a acomodação no meio do mato, passeios de canoa, caminhada em mata fechada e visitação a comunidades indígenas.
Baños também é muito procurada por suas águas termais, com algumas opções de balneários de águas minerais e sulfurosas que oferecem banhos relaxantes. Outra atração é a famosa casa na árvore com vista para o Tungurahua. O lugar é famoso principalmente por seu balanço, que balança sobre um precipício e garante ótimas fotos — mas fique tranquilo, o balanço não é tão perigoso quanto a foto faz parecer. A cidade também possui mirantes, como o Mirador de la Virgen de Baños, um prêmio para quem faz uma pequena trilha e sobe algumas centenas de degraus rumo a uma vista única do povoado.
Baños possui um grande número de hostels e hotéis, principalmente na região central. Todos são bem baratos, se comparados ao Brasil, ainda que sejam pagos em dólares americanos — moeda oficial do país. Uma cama em quarto compartilhado de hostel não costuma passar de dez dólares e é possível conseguir quartos para duas pessoas em hotéis por cerca de trinta dólares. Por lá, você também vai comer muito bem e poderá escolher entre uma variedade impressionante de cafés, bares e restaurantes, onde é possível encontrar almoço por preços tão baixos quanto três dólares. Os bares costumam ficar bastante agitados nos finais de semana, quando a cidade se enche de turistas não apenas equatorianos.
A melhor forma de chegar a Baños é saindo de Quito, a capital do país. A cada cerca de uma hora um ônibus sai da cidade com destino à capital da aventura, mais ao sul. As principais empresas que realizam a viagem são a Amazonas e a Transportes Baños e os valores variam entre cinco e sete dólares. Devido à alta quantidade de ônibus, não é necessário reservar com antecedência, basta ir até a rodoviária. O trajeto cruza paisagens espetaculares, inclusive passando pelo Cotopaxi (foto), um dos mais altos vulcões do mundo. Ônibus também saem de outras cidades populares, como Cuenca, e de cidades grandes mais próximas de Baños, como Puyo e Ambato, que são mais acessíveis dependendo de onde você está.
Uma vez em Baños, você certamente vai querer explorar os arredores, já que toda a província possui incríveis paisagens a serem conhecidas. Um passeio popular é ir de bicicleta até Puyo — é possível alugar bikes na cidade. No caminho, você vai cruzar com o Pailón del Diablo, a mais alta cachoeira dos Andes equatorianos. Outro destino imperdível é a cidade de Riobamba, aos pés do Chimborazo, o vulcão e ponto mais alto do Equador. Por lá, você pode fazer ótimas trilhas, admirar animais como a vicuña — a prima selvagem das lhamas e alpacas — e admirar uma enorme quantidade de exemplares de arquitetura dos séculos 19 e 20, como incríveis igrejas.