O ranking engloba mais de 40 indicadores como critério.
Segurança
A segurança das cidades normalmente não é pauta para escolher uma viagem ou até mesmo para decidir em qual região morar. As grandes cidades, por exemplo, tem mais dificuldades (e mais gastos) para conseguir garantia de segurança para os cidadãos.
Um estudo da Economist Intelligence Unit, o Safe Cities Index 2015, aponta quais são as melhores cidades do mundo para viver com segurança. São muitos pontos avaliados, mas o principal é a segurança digital. Acredita-se que os países mais evoluídos tecnologicamente conseguem diminuir a violência e quanto mais desenvolvido economicamente, essas cidades conseguem reduzir e punir com mais eficiência os criminosos.
A triste notícia para nós é que Rio de Janeiro e São Paulo aparecem longe do ranking, respectivamente nas posições 35º e 40º. Os países destaques no top 10 são a Austrália e o Japão, com dois representantes cada.
O Guia da Semana listou as 10 cidades mais seguras do mundo para viver. Confira a lista:
10ª - Nova York - Estados Unidos
A principal cidade americana aparece no 10º lugar da lista. Nova York se destaca nos quesitos saúde e segurança, mas peca em segurança digital.
Continua depois da publicidade
9ª - Melbourne - Austrália
Considerada uma das cidades mais caras do mundo para se viver, Melbourne demonstra ter motivos para tal. Aparece bem no ranking pelos quesitos infraestrutura e segurança pessoal, além de ter a melhor expectativa de vida do mundo com 86 anos.
8ª - Toronto - Canadá
A sede dos jogos Pan-Americanos de 2015 mostra os motivos de ser uma cidade incrível tanto para conhecer como para viver. Toronto é a 8ª cidade da lista e possui expectativa de vida de 81 anos.
7ª - Zurique - Suíça
Zurique é a cidade mais pacata para se viver do mundo, apesar de estar em 7º no ranking. A cidade é quem aparece na ponta dos quesitos infraestrutura e saúde.
6ª - Sydney - Austrália
A principal cidade australiana se destacou em diferentes quesitos, como segurança pessoal e infraestrutura, garantindo o 6º lugar do estudo. Não é à toa que o país é um dos mais escolhidos do mundo para estudantes intercambistas.
5ª - Amsterdã - Holanda
A capital holandesa é uma ótima cidade para morar e comprova isso com excelência em segurança pessoal. Também possui expectativa de vida avaliada em 79 anos.
4ª - Estocolmo - Suécia
Tranquila, bonita e desenvolvida, a cidade de Estocolmo superou o índice de democracia do estudo, além de se destacar em outros.
3ª - Osaka - Japão
Os japoneses têm como grande destaque a segurança digital, mas conseguem ser melhores ainda no índice de segurança pessoal. Osaka, com expectativa de vida taxada em 83 anos, é a 3ª colocada da lista.
2ª - Singapura - Singapura
A belíssima e moderna cidade de Singapura é a vice líder do ranking. O grande trunfo é que a cidade lidera o índice de segurança pessoal.
1ª - Tóquio - Japão
Tóquio ganhou o título de cidade mais segura do mundo, pois, de acordo com o ranking, ficou em primeiro em praticamente todas as avaliações dos índices, mostrando a força do Japão, com dois países entre as três primeiras.