As construções contam muitas histórias da Idade Média.
Idade Média
Cenário típico da antiguidade da Europa, os castelos continuam fazendo sucesso até hoje mesmo após séculos que passaram. Espalhados por praticamente todos os países, eles se tornaram importantes pontos turísticos do Velho Continente.
Hoje em dia quase todos estão abertos a visitas. As construções impactantes aguçam a curiosidade dos turistas do mundo todo, que procuram os passeios guiados para conhecer de perto a estrutura.
O Guia da Semana selecionou 12 castelos, do que foi usado para as filmagens do filme Harry Potter até o do Conde Drácula, para você conhecer melhor. Confira:
Monte Saint Michel – França
Na Ilha de Manche, esse castelo grandioso recebe mais de 3 milhões de turistas por ano. Feita em homenagem ao arcanjo Miguel, a obra foi construída sobre um monte à beira-mar e por este motivo só é possível visitá-lo quando a maré está baixa.
Continua depois da publicidade
Castelo de Bran – Romênia
O castelo da cidade de Bran é um dos mais famosos do mundo por ser o castelo do Conde Drácula. Rodeado de passagens secretas, artefatos, gravuras da Idade Média e até instrumentos de tortura é um passeio e tanto conhecer o interior do castelo, procurado por turistas diariamente.
Castelo de Windsor – Inglaterra
Localizado em Berkshire esse Castelo é simplesmente a residência da Rainha Elizabeth. Com estilo Jorgiano e uma área de mais de 5 mil hectares, uma parte do castelo está aberta a visitas.
Castelo de Neuschwanstein – Alemanha
O castelo foi construído no final do século 19 e fica entre as cidades Füssen e Hohenschawangau. Idealizado por Luís 2 da Bavaria, ele foi fonte de inspiração para os produtores da Walt Disney produzirem o Castelo da Cinderela.
Castelo Malbork – Polônia
Construído no século 15, esse castelo polonês foi feito pelo grupo religioso conhecido como Ordem dos Cavaleiros Teutónicos e é dividido em três partes: Alto, Médio e Baixo. Hoje é considerado Patrimônio Histórico pela UNESCO e é a maior construção polonesa feita de tijolos.
Hampton Court Palace – Inglaterra
Imagina só morar em um castelo com... 1000 quartos? Essa foi a realidade do rei Henrique VIII. O luxuoso castelo também conta com o famoso Labirinto de Sebes e atrai turistas do mundo todo.
Castelo Alnwick – Inglaterra
O castelo foi construído com uma forma de proteção da Inglaterra contra as invasões da Escócia, no século XI. Apesar de muitas partes terem sido feitas através de computações gráficas, ele foi usado nos filmes Harry Potter para filmagens exteriores do famoso castelo de Hogwarts.
Castelo de Pena – Portugal
O castelo foi construído para ser a residência do rei João II. Ele fica na cidade de Sintra e hoje funciona como um badalado museu da região até por ser considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal.
Castelo de Glamis – Escócia
Na cidade de Angus, ao leste da Escócia, é onde fica o castelo considerado o “mais mal-assombrado do mundo”. Ele pertence a uma família de condes, está aberto a visitas e já foi residência fictícia de um personagem de Shakespeare.
Castelo Chambord – França
No Jardim da França, o vale do Loire, esse castelo foi construído no século 16 e serviu de moradia para Luís XIV e Luís XV. Ele é a principal atração do Vale.