10 cidades próximas a São Paulo para conhecer no feriado de Corpus Christi
Esses destinos próximos a São Paulo são perfeitos para conhecer em um feriado prolongado!.
Foto: Shutterstock
O próximo feriado prolongado está chegando e nada melhor do que se programar para curtir ao máximo os dias de folga, certo? Neste ano, Corpus Christi cai em uma quinta-feira, sendo a oportunidade perfeita para emendar o dia de folga com o final de semana e fazer uma viagem incrível!
A boa notícia é que as cidades próximas a São Paulo são perfeitas para curtir uma viagem em família, a dois ou até mesmo sozinho (a). Por não estarem muito distantes da capital, esses destinos não exigem muito planejamento, sendo uma ótima opção de viagem curta.
O Guia da Semana fez uma seleção de destinos incríveis e próximos a São Paulo para curtir o feriado de Corpus Christi 2019: Confira:
SÃO ROQUE (66 KM DE SÃO PAULO)
A cidade de São Roque fica a apenas 66 km de São Paulo e possui incríveis opções de passeios que agradam a todos os gostos. Tem roteiros para crianças, famílias e casais – ideal para passar um feriado ou até mesmo um final de semana, principalmente no inverno!
Um dos principais passeios da região é o Roteiro do Vinho, rota que conta com mais de 30 estabelecimentos, divididos em três estradas. O passeio é indicado para os amantes de vinho e de uma ótima culinária. Por lá, é possível desfrutar de restaurantes que possuem a opção de conhecer a vinícola, colher uva e provar de seus vinhos recém-fabricados.
Para quem está com crianças ou quer curtir um dia radical, o Ski Mountain Park é uma ótima opção. O local funciona como uma espécie de miniestação de esqui em meio à cidade, com snowboard, tobogã, teleférico, arvorismo, passeios a cavalo, paintball, torre de alpinismo e muito mais.
Continua depois da publicidade
GUARAREMA (80 KM DE SÃO PAULO)
Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta ou viagem curtinha no final de semana para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar cheio de atrações incríveis.
A cidade chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos. Uma das atrações é o Recanto do Américo, um dos cartões postais do local, que fica à beira do rio Paraíba e é cercado por natureza. As famosas pontes suspensas fazem o passeio ser ainda mais divertido.
Aos finais de semana, é realizado um passeio turístico de trem até o bairro de Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira (fabricados na Inglaterra), tracionados por uma locomotiva a vapor, fabricada nos Estados Unidos – a maior em atividade no Brasil. Para garantir o seu com antecedência, acesse o site do Trem de Guararema.
HOLAMBRA (130 KM DE SÃO PAULO)
Conhecida como Cidade das Flores, por estar entre as maiores produtoras do Brasil,Holambra é um destino super charmoso, distante apenas 130 km de São Paulo. A cidade abriga lugares bem característicos das regiões da Europa, além de passeios divertidos que agradam a toda família.
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Moinho Povos Unidos, inaugurado em 2008 para comemorar os 60 anos da imigração Holandesa no Brasil. Por lá, é possível observar de perto a construção, visitar seus 5 andares e saber como foi construído o local. O moinho é o mais alto do Brasil e vai contar com uma cápsula do tempo, marcada para abrir em 2108! A visitação é aberta ao público e custa R$ 10 por pessoa.
Para quem gosta de natureza e curtir atividades ao ar livre, uma boa pedida é conhecer o Lago Vitória Régia. Caminhar pelo seu extenso gramado, observar as casas típicas europeias em volta do lugar ou até mesmo fazer um piquenique são algumas das atividades.
MONTE VERDE (164 KM DE SÃO PAULO)
A apenas 164 km de São Paulo, a charmosa cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de relaxar, mas ao mesmo tempo são fãs de aventura e boa gastronomia. Refúgio perfeito e aconchegante para o inverno, a cidade também é a pedida certa em qualquer época do ano, principalmente quando as temperaturas estão baixas.
Provavelmente se você perguntar o que tem para fazer em Monte Verde, a maioria das respostas será “comer fondue e tomar vinho”. Acontece que por lá existem outras incríveis atividades que vão agradar a todos – como é o caso da Fazenda Radical. Andar de quadriciclo, fazer trilhas e praticar arvorismo são apenas algumas das atividades propostas pelo espaço. O destaque fica pela Mega Tirolesa, que com 930 metros de comprimento agrada aos amantes de aventura e adrenalina.
Já para quem gosta de cerveja, a Fritz se transformou em um dos pontos turísticos mais incríveis de Monte Verde e o motivo não é tão difícil de adivinhar. Por lá, são elaborados os chopes e cervejas artesanais.
CAMPOS DO JORDÃO (180 KM DE SÃO PAULO)
A cidade de Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, é o destino de inverno preferido dos paulistanos – pousadas e hotéis aconchegantes em meio às montanhas, restaurantes com fondue e muitas paisagens de cair o queixo. Como resistir a tantos encantos, né? A melhor é que por lá é possível encontrar programas para todas as idades e gostos. Ou seja, dá para explorar a região durante o dia e à noite sair para jantar ou, quem sabe, curtir uma festa!
Uma das paradas obrigatórias na cidade é a cervejaria Baden Baden. A casa conta com um cardápio repleto de pratos típicos alemães e outras delícias perfeitas para curtir o inverno. Há também todas as cervejas da marca, com opções para todos os gostos. Além de um ótimo ambiente, o espaço oferece a opção de visitar e conhecer a produção de cerveja na cidade!
Para aqueles que buscam um passeio novo para quebrar a rotina, a dica é conhecer os incríveis jardins temáticos do Parque Amantikir, em Campos de Jordão. Os jardins que falam, como são conhecidos, ficam em uma área de 60 mil metros quadrados divididos em 26 temas e são uma ótima opção de passeio em meio à natureza.
SANTO ANTÔNIO DO PINHAL (170 KM DE SÃO PAULO)
A apenas 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal está conquistando cada vez mais fãs. A mil metros de altitude, o local é destino ideal para viagens curtas, principalmente no inverno, época em que as temperaturas chegam a quase 0ºC. O destino é uma ótima alternativa à badalada Campos do Jordão, já que fica a apenas 20 km de distância da cidade.
Quem quiser conhecer a badalada cidade de Campos de Jordão sem precisar ficar hospedado em seus concorridos hotéis e pousadas, a dica é fazer o passeio Trem do Mirante. São cerca de 2h30 (ida e volta) de trajeto, que passa pelo centro de Campos do Jordão e trechos da Serra da Mantiqueira.
Os amantes de cachoeira podem comemorar: Santo Antônio do Pinhal possui uma das cachoeiras mais legais da região. Com uma queda d'água bem grande e um poço de banho ideal para crianças e adultos, o local é um dos mais disputados durante o verão. No inverno, o passeio vale a pena mesmo que for só para admirar a paisagem.
CUNHA (223 KM DE SÃO PAULO)
A cidade de Cunha fica localizada a 223 km de São Paulo, mais precisamente na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. O destino romântico na serra é um refúgio para quem busca relaxar e curtir as incríveis atrações que só um destino charmoso pode oferecer!
Um dos passeios imperdíveis de Cunha é a visita ao Lavandário. Com um estilo inspirado no de Pronvence, no sudeste da França, o local atrai turistas que buscam uma paisagem incrível, além de conhecer de perto o plantio e cultivo das lavandas e seu processo de fabricação (transformação em florais, sais..).
Devido às altas altitudes, Cunha possui vistas privilegiadas! Uma das mais incríveis é a Pedra da Macela. A impressionante vista do alto da pedra, na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, alcança a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis! A maior parte do percurso é feita de carro e depois mais 2 km de caminhada até o topo (são quase 1.900 metros de altura).
UBATUBA (224 KM DE SÃO PAULO)
Ubatuba, no litoral norte paulista, é conhecida por suas praias paradisíacas e limpas. O local é referência quando o assunto são águas cristalinas e esverdeadas, perfeitas para quem quer fugir do caos de São Paulo. Mas a cidade vai muito além de praias bonitas. Passeios, trilhas e cachoeiras também merecem destaque.
A Praia Vermelha do Norte, uma das praias preferidas dos surfistas e amantes de mar com ondas, é considerada uma das mais bonitas de Ubatuba. O local é de fácil acesso pela Rio-Santos e possui alguns quiosques e boa infraestrutura. Para quem quer surfar ou simplesmente conhecer uma praia linda, a visita vale a pena.
Um passeio diferente e incrível é a visita ao Projeto Tamar, que faz estudos, ações de conscientização e preservação da espécie de tartarugas marinhas. Em Ubatuba, é possível conhecer de perto esses animais e até participar de atividades de alimentação e observação das tartarugas nos tanques.
BROTAS (250 KM DE SÃO PAULO)
A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs de natureza e ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade das paisagens, criando um cenário de tirar o fôlego. É a viagem perfeita para quem quer fugir da correria da cidade e curtir momentos de sossego – sem falar que o local é recheado de cachoeiras e trilhas.
A atração imperdível de Brotas é a visita à Areia que Canta. Trata-se de uma nascente gigante com águas cristalinas que brotam em meio a uma areia muito branca - feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados (originando o nome). O banho refrescante é uma recompensa em meio às árvores e à natureza intocada.
PARATY (268 KM DE SÃO PAULO)
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um incrível destino para curtir um final de semana diferente. Além de suas belíssimas praias, o local possui muitas trilhas, passeios históricos e lugares únicos.
Construído entre os séculos 18 e 19, o Centro Histórico de Paraty conta com ruas de paralelepípedos, que são emolduradas por casarões e belas igrejas, que se destacam entre as casas com portas coloridas. Graças ao tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, por lá nada mudou desde os anos 1800, o que faz com que a experiência seja única e incrível.
Sem precisar pegar estrada ou fazer trilhas, a Baía de Paraty possui praias bem bonitas e que merecem ser visitadas.