Muito além de Tóquio e Kyoto — descubra alguns dos melhores destinos japoneses.
Foto: Shutterstock
O Japão é um país que consegue reunir passado e futuro como nenhum outro. Cidades compartilham templos de centenas de anos com tecnologia de ponta. Cultura e gastronomia são marcados por uma tradição fascinante e explorá-las é um prazer por si só. Como se tudo isso já não fosse suficiente, as ilhas japonesas possuem paisagens naturais de cair o queixo — e trens de alta velocidades que conectam tudo com conforto e praticidade.
Pensando em te ajudar a planejar uma viagem para o Japão, o Guia da Semana listou 8 cidades imperdíveis que você tem que conhecer por lá. Confira:
Tóquio
A capital japonesa é uma cidade única em todo o mundo. Tóquio consegue reunir, em um só lugar, as famosas tradições japonesas, tanto em sua cultura quanto em sua arquitetura ou gastronomia, sem ficar presa ao passado. A cidade está sempre evoluindo e é também sinônimo de tecnologia e futurismo. Amantes de arte, história, comida, natureza, ciência ou vida noturna: todos vão encontrar o que amar nessa metrópole cosmopolita. Passeios imperdíveis incluem seus museus e templos, além de um bate-e-volta para o Monte Fuji.
Continua depois da publicidade
Kyoto
Kyotoé a cidade certa para explorar o melhor da tradição japonesa. Por lá você vai encontrar cerca de dois mil templos e poder apreciar a arquitetura religiosa local, vai conhecer o melhor das artes e artesanatos do país, vai tomar muito chá em casinhas de chá tradicionais e vai poder experimentar uma mistura fascinante de influências culinárias, que se refletem na grande variedade de restaurantes. Seus templos são seu pricipal atrativo, mas não deixe de passear pelas belas ruas e visitar mercados tradicionais.
Hiroshima
Tendo sido o primeiro alvo de um ataque de bomba atômica no mundo, Hiroshima se recuperou para se tornar uma cidade cujo principal objetivo é evocar uma mensagem de paz. É por isso que hoje visitantes podem encontrar lugares como o comovente Parque do Memorial da Paz, cercado por rios e cheio de árvores, um monumento com o nome de todas as vítimas do atentado, ruínas deixadas pela bomba e uma chama, que deve queimar até que todas as bombas nucleares do planeta sejam destruídas.
Nagasaki
O nome Nagasaki está irremediavelmente associado à segunda bomba atômica que foi jogada sobre o país. E parte do turismo por lá realmente gira em torno de seus memorias e museus, que contam uma triste história e pedem para que ela não se repita. A cidade, no entanto, tem muito mais, e acabou se recuperando para se tornar um destino intrigante e charmoso. Grande parte de suas construções sugerem uma proximidade com o ocidente, algo que de fato aconteceu, com igrejas ao lado de templos e pagodas. A cidade também tem ótimos parques, como o Parque da Paz.
Osaka
Osaka é a terceira maior cidade do Japão. Historicamente, seus habitantes se distanciaram da tão característica tradição japonesa. Não à toa, ela tem um clima bem diferente, mais informal que Tóquio ou Kyoto. O lema não-oficial da cidade é coma até cair e você certamente vai querer comer por lá. A comida de rua faz parte da cultura local e é, afinal, seu principal atrativo, ao lado dos restaurantes e bares, onde você vai poder experimentar os melhores drinques japoneses. Não deixe também de visitar o fascinante Castelo de Osaka (foto).
Nara
Nara foi a primeira capital japonesa permanente e até hoje guarda templos e estruturas da época, o século 8, incluindo uma enorme estátua de Buda. Além disso, é casa para diversos e importantes templos e pagodas, que possuem um impressionante acervo de arte budista. Seu principal atrativo, no entanto, talvez seja o seu enorme parque, famoso por estar cheio de veados que correm livres ao redor de um templo e interagem com os visitantes.
Sapporo
Sapporo é principalmente vista como um ponto de partida para explorar as fantásticas maravilhas naturais de Hokkaido, mas a quinta maior cidade do Japão é mais que isso. Nessa cidade você vai encontrar muito do que espera encontrar no Japão: noites agitadas com letreiros de neon, uma ótima cena gastronômica e belos cafés. Isso tudo sem falar dos diversos festivais que acontecem ao longo de todo o ano, quando neva ou faz sol, celebrando a comida e a cultura do lugar.
Kagoshima
Kagoshima é uma cidade ensolarada, no sul da principal ilha do Japão. Talvez mesmo para combinar com o sol, seu povo é famoso por ser amigável e hospitaleiro. Seu principal atrativo é certamente o vulcão Sakurajima, que serve de cenário para tudo que acontece na cidade. Outro monte que faz sucesso é o Shiroyama, que funciona como um parque. A cidade também tem bons parques e museus, assim como calçadões à beira-mar e um castelo.