10 cidades históricas para conhecer na América do Sul
Com patrimônios tombados pela UNESCO, essas cidades são o roteiro perfeito para quem gosta de história!.
Foto: Shutterstock
A América do Sul é um dos destinos de viagem preferidos dos brasileiros, afinal, a pouca burocracia e a proximidade com os países vizinhos tornam as férias ainda mais prazerosas. As cidades históricas possuem seu charme especial e encantam aqueles que desejam voltar no tempo e curtir belas arquiteturas.
Com igrejas cheias de detalhes, construções imponentes e ruas de paralelepípedos, conhecer um lugar cheio de história é voltar para a casa com muitas experiências novas. Se você concorda, então precisa conhecer essas 10 cidades históricas na América do Sul:
CARTAGENA DAS ÍNDIAS, COLÔMBIA
Cartagena das Índias, na Colômbia, é um daqueles destinos que a gente ama visitar: cidade histórica que mescla lugares charmosos com um destino de praia incrível. E não é qualquer praia não: estamos falando de um mar do Caribe,com água cor turquesa e cristalina, formando um azul sem igual.
Rodeado por areias branquinhas, a cidade colorida possui boas opções de passeios, que variam desde conhecer praias próximas a desvendar os segredos e histórias da cidade. Vale a pena fazer um walking tour, onde um guia turístico vai apresentando as histórias da cidade a pé.
Continua depois da publicidade
SANTA CRUZ DE MOMPOX, COLÔMBIA
Localizada no norte da Colômbia, a pequena cidade de Santa Cruz de Mompox é caracterizada pela sua religiosidade e influência da igreja em suas construções. Seus edifícios são heranças de povos como os Jesuítas, Franciscanos e Agustinos que deixaram por lá diversas igrejas e conventos.
Fundado em 1540, o localnão é muito conhecida pelos turistas, mas guarda construções históricas bem conservadas que lhe renderam o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. É a pedida certa para quem quer descobrir lugares novos e que fogem do clichê.
CUSCO, PERU
A famosa cidade de Cusco, no Peru, é um dos lugares continuamente habitados há mais tempo no continente americano e porta de entrada para a famosíssima Machu Picchu. Localizado na Vale Sagrado dos Incas, a cidade reúne igrejas católicas e templos incas, muita cultura e lugares incríveis.
Justamente por seu patrimônio histórico bem preservado, a UNESCO nomeou seu Centro Histórico como Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo que o governo peruano considera a cidade como a Capital Histórica do país.
VALPARAÍSO, CHILE
Valparaíso é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que buscam um destino charmoso no país e querem fugir de Santiago. Localizada no litoral, a 120 km da capital, o destino ganha destaque por suas construções históricas, casinhas coloridas, arte de rua e um charme sem igual.
O destino foi a casa de Pablo Neruda, poeta chileno que dedicou vários dias de sua vida na cidade e até mesmo conseguiu transformar sua antiga residência em um incrível museu. Tantos atrativos renderam a Valpo, como é conhecida pelos locais, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003.
SUCRE, BOLÍVIA
Quem gosta de conhecer cidades históricas não pode deixar de visitar Sucre, considerada a capital institucional da Bolívia. Caminhar por suas ruas é como voltar no tempo onde antigos casarões e igrejas históricas dominavam a cidade. O melhor de tudo é que a maioria das construções possui uma peculiaridade: cores brancas e telhados marrons.
Estando por lá, aproveite para conhecer seus museus e aprender um pouco mais sobre a história da cidade. Visitar suas igrejas charmosas também é um ótimo passeio. A charmosa cidade histórica ocupa a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1991.
POTOSI, BOLÍVIA
Você já ouviu falar em Potosí, na Bolívia? A cidade, que não fica muito longe de um dos cartões-postais do país, o Salar de Uyuni, encanta pelo seu charme e suas construções históricas. Fundada ainda no século 16 por europeus que não demoraram a descobrir a quantidade de prata a ser minerada ali por perto, a cidade ainda guarda muito de seu passado, por meio de edifícios históricos de cair o queixo.
Por muito tempo ela foi a cidade mais rica do continente, até que as minas secaram e seus dias de glória ficaram para trás. Isso, no entanto, não à torna menos merecedora de uma visita.
COLÔNIA DEL SACRAMENTO, URUGUAI
Visitar Colônia do Sacramento, no Uruguai, é como fazer uma viagem de volta ao passado. Fundada em 1680, às margens do Rio da Prata, a pequena cidadezinha está muito perto de Buenos Aires, do outro lado do rio, a apenas uma hora através da balsa rápida.
O seu bairro histórico figura na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e é um lugar perfeito para se perder sem se arrepender. Estando por lá, vale conhecer a Plaza Mayor e um farol erguido no século 19. Carros antigos parados em ruelas e casinhas com lamparinas completam a paisagem.
QUITO, PERU
Porta de entrada no país, a capital do Equador é um daqueles lugares que poucos brasileiros incluem em roteiros de viagens pela América do Sul, mas que surpreende. A mais de 2500 metros de altura, Quito abriga um dos centros históricos mais bonitos do mundo, considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Muito bem conservado, o Centro Histórico de Quito ganha destaque não só pela quantidade de construções, mas também por sua composição em si: vários edifícios e obras foram construídos com pedras de origem vulcânica. Além disso, é possível pisar na América do Sul e América do Norte ao mesmo tempo, visto que a linha equatorial que determina o ponto da latitude 0°0’0’’ passa por lá.
CUENCA, EQUADOR
Cuenca recebe o título de cidade mais colonial do Equador e não é para menos: são dezenas de construções que remetem à época da colônia no país, transformando o destino em roteiro certo para quem gosta de história. Assim como Quito [a capital do Equador], Cuenca reserva uma experiência recheada de igrejas, museus e lugares charmosos.
Fundado no século 16, seu centro histórico também é um Patrimônio da Humanidade e é capaz de encantar qualquer um.
OURO PRETO, MINAS GERAIS
Ouro Preto é um destino mineiro que conta muito sobre a história do Brasil, principalmente sobre o período da Inconfidência Mineira, luta pelo fim do domínio português e o período da escravidão no país. Os principais artistas barrocos deixaram suas marcas e obras pela cidade, fator que faz com que Ouro Preto seja um verdadeiro museu a céu aberto, recheado de atrações e pontos turísticos históricos.
Um dos lugares mais incríveis de lá, e um dos melhores para entender a história da região, é o Museu da Inconfidência Mineira. Por lá, o visitante encontra objetos e importantes documentos que demonstram a importância do movimento que buscava ir contra o domínio português. Além disso, o prédio que abriga o museu é um dos mais bonitos e icônicos da cidade.