Confira algumas atrações menos conhecidas do país europeu.
Foto: Shutterstock
A Itália é muito famosa por sua gastronomia tão variada quanto deliciosa, suas ruínas históricas que datam do Império Romano, suas paisagens interioranas marcadas por vinhedos e oliveiras e até por suas praias paradisíacas banhadas pelo Mediterrâneo. O que muita gente não sabe, no entanto, é que o país também possui inúmeros castelosespetaculares que também merecem uma visita.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 castelos incríveis para você conhecer na Itália. Confira:
Rocca Calascio | Calascio
No Parque Nacional do Gran Sasso e Monti della Laga, a quase mil e quinhentos metros de altura, está localizada uma imponente fortificação medieval conhecida como Rocca di Calascio. O castelo, que possui qautro torres nas pontas e uma maior central, fica na região italiaza conhecida como Abruzzo, famosa por seus parques naturais e cidades medievais. O castelo em questão, construído no século 13, é de fato espetacular e muitas vezes considerado um dos mais lindos do mundo.
Continua depois da publicidade
Castello Scaligero di Malcesine | Malcesine
Malcesine é uma cidade fantástica no norte da Itália, na região de Veneto, a mesma de Veneza e Verona. A comuna reúne paisagens incríveis, com direito a montanhas e o Lago di Garda, um conjunto de casa belíssimas e um castelo central espetacular, o Scaligero. A estrutura, que chegou a ser pintada por Goethe, foi destruída e reconstruída diversas vezes ao longo da história e hoje guarda museus com exposições dos mais diversos tipos e garante uma vista espetacular dos arredores.
Castelvecchio | Verona
A pequena cidade de Verona é famosa por sido supostamente palco da trágica história de amor entre Romeu e Julieta. Para além dos pontos turísticos relacionados ao romance dos dois jovens, você não pode deixar de visitar, quando estiver lá, o Castelvecchio. Seu nome pode ser traduzido para Castelo Velho e, de fato, sua história começa ainda no século 13. Hoje ele funciona como um museu.
Castel Sant’Angelo | Roma
Erguido às margens do Rio Tibre, o Castelo Sant’Angelo é uma fortaleza construída pelo imperador romano Adriano para ser o mausoléu de sua família no século 2 d.C. Por sua proximidade com o Vaticano, foi posteriormente utilizado por Papas. Atualmente, é um museu, e seu terraço superior garante uma incrível vista para cidade e, sobretudo, para a famosa Basílica de São Pedro.
Castello Aragonese | Ísquia
A ilha de Ísquia, no golfo de Nápoles, possui um dos mais fascinantes castelos do país. O Castello Aragonese fica, na verdade, em uma pequena ilhosta vulcânica um pouco fora da ilha principal e sua primeira fundação data ainda do século 5 a.C. A ilhota passou pelas mãos de muita gente, mas foi o Rei de Aragão Afonso V que deu ao castelo sua aparência atual, somente no século 15. Desde então, ele enfeita a costa italiana com um paisagem verdadeiramente única.
Castello di Fenis | Fenis
Saído direto de um conto de fadas, o Castelo de Fenis, na cidade de mesmo nome, é certamente um dos castelos mais belos da Europa. Cercadas pelo espetacular Vale da Aosta, que pega uma região dos Alpes, na fronteira com a França e a Suíça, as torres ficam ainda mais fascinantes. Os primeiros registros do castelo datam da primeira metade do século 13, mas foi entre os século 14 e 15 que ele foi expandido e adquiriu a sua atual aparência.
Castello Sforzesco | Milão
Localizado bem no centro de Milão, o Castello Sforzesco impressiona mesmo pela surpresa que causa em quem passeia pelas ruas modernas dessa cidade cosmopolita. A impressionante fotaleza avermelhada foi construída por Francesco Sforza, que viria a se tornar duque de Milão, no século 15, sobre os restos de uma fortificação medieval. Hoje, é sede de uma série de museus e galerias e também sedia eventos culturais, além de ser um importante ponto turístico para quem visita a capital da Lombardia.
Castel del Monte | Andria
Localizado em Andria, na pequena região italiana conhecida como Apúlia, o Castel del Monte foi construído no século 13 e é hoje listado como um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Isso porque a estrutura é considerada um exemplo único de arquitetura militar medieval, com influências islâmicas, clássicas e góticas. O mais fascinante é seu prédio central em forma de octógono cercado por oito torres também octogonais.
Castelo de Miramare | Trieste
O Miramare é um castelo bastante recente, se comparado aos outros desta lista. Construído somente no século 19, na cidade de Trieste, no nordeste da Itália, ele merece um destaque por sua aparência única. O castelo foi construído para o Arquiduque austríaco e Imperador do México Maximiliano de Habsburgo e sua esposa e fica à beira do Mar Adriático, com varandas que garantem uma vista espetacular para suas águas turquesas. Além disso, conta com um fascinante jardim à beira-mar com uma grande variedade de plantas, incluindo árvores tropicais.
Castel dell’Ovo | Nápoles
O Castell dell'Ovo é considerado o mais antigo da famosa cidade de Nápoles, onde nasceu a pizza napolitana. Engana-se quem pensa que comer é a única coisa que se pode fazer por lá. O castelo, cuja história começa junto com a da própria cidade, séculos antes da Era Comum, serviu de casa para os soberanos de Nápoles até o século 16. Seu nome, que significa literalmente Castelo do Ovo, faz referência a uma lenda segundo a qual o poeta Virgílio teria escondido um ovo mágico em sua estrutura.