Nem todo paulistano sabe, mas você não precisa ir muito longe para encontrar uma cachoeira! A cidade de São Paulo reserva paraísos naturais para quem quer se aventurar - e se refrescar - em quedas d'águas. Prepare-se para percorrer trilhas e suar em longas caminhadas - mas nós prometemos que vai valer a pena!
Confira 5 cachoeiras para se refrescar sem sair da cidade de São Paulo e aproveite as altas temperaturas:
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
Cachoeira do Jammil - Parelheiros
A Cachoeira do Jammil, localizada na região de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, é conhecida como "cachoeira secreta", pois seu acesso não é nada fácil!A queda d'água fica situada na confluência do rio Monos com o rio Capivari, banhada por um dos únicos rios limpos da cidade. É possível chegar de transporte público e caminhada por uma estrada de terra (cerca de 10 km só de ida), de carro e até de bike, para quem tem bom preparo físico. A cachoeira fica dentro de uma propriedade privada, e é preciso pagar ingresso para conhecê-la. E mais: dá até pra acampar por lá, pagando uma taxa de permanência.
Telefone: (11) 3451-6496
Continua depois da publicidade
Cachoeira do Marsilac
A Cachoeira do Marsilac, localizada na Zona Sul de São Paulo, a cerca de 6 km do centro do bairro de Marsilac, é formada pelas águas do rio Capivari. É de fácil acesso, através de uma trilha que começa no bairro e segue por estrada de terra até a queda d'água. Além de se banhar, também é possível praticar tirolesa, trekking, boia cross e entre outras atividades. A infraestrutura de banheiros, lanchonete e serviços é oferecida pela SelvaSP, grupo administrador do local.
Endereço: Estrada Engenheiro Marsilac, 50 - Emburá, São Paulo Telefone: (11) 94727-4296
Cachoeira do Sagui
A Cachoeira do Sagui, também localizada na Zona Sul de São Paulo, fica dentro da Fazenda Maravilha, uma propriedade privada que oferece muito lazer e contato com a natureza. A trilha de 1,2 km é de fácil acesso, sendo recomendada para todas as idades. Dá para se banhar no poço formado pela cachoeira, rodeado por plantas nativas da Mata Atlântica. A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique. É preciso comprar ingresso e fazer reserva com antecedência.
Telefone: (11) 97442-9619
Núcleo Cabuçu - Parque da Cantareira
O Núcleo Cabuçu, do Parque da Cantareira, fica um pouquinho fora de São Paulo, ali em Guarulhos, a apenas 24 km do centro da capital de São Paulo. É tão pertinho que merece sim estar nessa lista! O local conta com duas áreas de piquenique e muito contato com a natureza, por preservar parte da Mata Atlântica em suas adjacências. A trilha da cachoeira tem 5330 metros de ida e volta e pode ser feita em até três horas. A queda d'água é pequena e, apesar de não ser possível nadar, dá para se molhar e se refrescar.
Endereço: Avenida Pedro de Souza Lopes, 7903 - Jardim São Luis, Guarulhos/SP Telefone: (11) 2401-6217
Núcleo do Engordador - Parque da Cantareira
O Núcleo do Engordador, também do Parque da Cantareira, já fica localizado dentro dos limites da cidade de São Paulo. A trilha principal é a da cachoeira, com 3 mil metros ida e volta e três quedas d'água: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. As trilhas são autoguiadas nos finais de semana e monitoradas de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 15h30. Dá para se banhar no lago de água gelada formado pela Cachoeira do Tombo.
Endereço: Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) - Jardim Cachoeira, São Paulo
Parece que a "selva de pedra" não é tão cinza assim, hein?