Conheça as 11 praias mais bonitas do Guarujá, no litoral sul de São Paulo
Praias maravilhosas e localizadas a apenas 90 km da capital - quer mais o quê?.
Verão
Fotos: Shutterstock
Poucas pessoas sabem, mas a cidade de Guarujá, no sul do estado de São Paulo, fica localizada na Ilha de Santo Amaro, terceira maior do litoral paulista e situada a poucos metros do continente. A cidade praiana fica a apenas 90 km da capital, sendo o destino mais procurando pelos paulistanos durante o verão.
Se você está procurando um local próximo a São Paulo para passar as férias ou até mesmo fazer um bate e volta, Guarujá vai te surpreender - conheça as 11 praias mais bonitas que você encontra por lá:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galera
Prainha Branca
Quase deserta e sem construções ou comércios, a Prainha Branca é considerada uma das mais bonitas do litoral de São Paulo. A praia fica localizada no Guarujá, a 116 km da capital paulista, conta com bastante vegetação nativa e é perfeita para quem tem espírito aventureiro. O acesso é feito apenas de trilha (3 km de caminhada partindo da entrada da Balsa Guarujá-Bertioga) ou barco, e existem pequenas pousadas e campings à beira-mar, bem como uma pequena vila de pescadores, para acomodar os turistas.
Continua depois da publicidade
Praia Preta
Com apenas 200 metros de extensão e uma areia mais escura (o que justifica o seu nome), a Praia Preta é aquele destino no Guarujá que muita gente ainda não conhece, mas deveria conhecer. Seu acesso é meio escondido, feito por trilha de cerca de 30 minutos que sai do final da Prainha Branca, característica que preserva este verdadeiro paraíso "secreto". O mar conta com ondas mais agitadas, perfeitas para quem quer surfar!
Praia de São Pedro
A Praia de São Pedro, localizada no Guarujá, a pouco mais de 100 km da capital de São Paulo, é uma das mais "escondidinhas" da cidade praiana. O local fica dentro da Serra do Guararu, que é uma área de proteção ambiental, o que explica a alta preservação e aspecto selvagem da praia. A área é administrada por um condomínio e, apesar de não existir taxa para entrar, o acesso de veículos é controlado por questões de sustentabilidade - então é bom chegar cedo para garantir a sua vaga! A praia atrai dezenas de surfistas diariamente, principalmente pela manhã, quando o mar está mais agitado.
Praia do Sangava
A Praia do Sangava fica escondida em meio a pedras e árvores, o que dificulta o seu acesso, mas torna a paisagem ainda mais bonita. Para chegar ao destino é necessário pegar uma trilha de dificuldade média/difícil, que dura cerca de uma hora e meia, partindo do bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá. A praia é praticamente deserta, com uma faixa de areia branca emoldurada por águas claras e calmas.
Praia do Éden
Localizada entre as praias da Enseada e Pernambuco, mais precisamente dentro do Condomínio de Sorocotuba, a Praia do Éden faz jus ao seu nome paradisíaco. O local conta com uma pequena faixa de areia e um mar de tombo, com águas claras e esverdeadas. O acesso é feito pela entrada do condomínio, seguindo por 2,5 km até chegar à entrada da praia. Daí, uma pequena trilha leva os visitantes à orla da praia.
Praia de Tijucupava
Também localizada dentro de um condomínio, a Praia de Tijucupava conta com acesso controlado e restrito a apenas alguns visitantes por dia. Dessa forma, dificilmente o lugar fica lotado de gente - mas é importante chegar cedo para garantir o seu lugar em meio a tanta tranquilidade. O estacionamento é gratuito, e por lá ainda é possível ter acesso à ducha e banheiros. O mar é bem agitado, perfeito para quem quer surfar.
Praia das Astúrias
A Praia das Astúrias não é rústica, deserta e nem de difícil acesso - mas conta com uma beleza natural capaz de impressionar os turistas. A praia urbana fica localizada entre a Praia do Tombo e Pitangueiras, e, por conta do formato ovalado de sua orla, conta com mar tranquilo e quase sem ondas. Na ponta de sua faixa de areia, próximo às pedras onde pescadores atracam seus barcos, a água é tão calma que é possível observar peixes e até tartarugas-marinhas nadando por ali.
Praia do Tombo
A Praia do Tombo é quase que totalmente urbanizada, mas conta com um cantinho verde em sua ponta esquerda para quem procura uma experiência mais conectada com a natureza. Sua larga faixa de areia e seu mar agitado, que já foi palco de grandes campeonatos de surf, criam uma bela e familiar paisagem.
Praia das Conchas
Localizada dentro do Condomínio Iporanga, a Praia das Conchas traz a beleza reservada do litoral norte para a cidade de Guarujá. A faixa de areia é pequena, com mar calmo e cristalino, além de uma cachoeira para os visitantes se refrescarem. O acesso é feito pela entrada do condomínio, que limita o número de visitantes por dia. É importante levar tudo o que você for precisar com você, pois não há infraestrutura de comes & bebes por lá.
Praia do Guaiúba
Escondidinha entre pedras e muita vegetação nativa, a Praia do Guaiúba é uma das mais belas do Guarujá. A extensão da faixa de areia é pequena, banhada por um mar calmo e clarinho. Apesar de sua aparência rústica, existem quiosques para oferecer mais conforto aos turistas. Quem visita encontra muita tranquilidade e uma bela paisagem para fotografar.
Praia da Enseada
A Praia da Enseada é uma das mais extensa do Guarujá, com aproximadamente 7 km de faixa de areia. Um calçadão com quiosques, barzinhos e restaurantes acompanha a orla, oferecendo muita infraestrutura aos turistas. A praia é movimentada durante quase o ano todo, o que não a faz a torna ideal se você estiver procurando sossego, mas não a torna menos bonita por isso.
A melhor notícia é que estes paraísos existem pertinho de SP!