10 fontes espetaculares para visitar ao redor do mundo
Da Itália a Singapura — conheça algumas fontes que são pontos turísticos imperdíveis.
Fotos: Shutterstock
Originalmente, as fontes tinham somente a função de levar água de um lugar até outro para que as pessoas pudessem usá-la em suas necessidades diárias. Como de costume, no entanto, o ser humano viu um potencial estético nesses objetos e acabou por transformá-los em verdadeiras obras de arte, que tornam qualquer lugar mais bonito e agradável. Hoje, essas construções estão entre os principais pontos turísticos de diversos destinos ao redor do mundo.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 incríveis fontes ao redor do mundo que certamente vão te inspirar a viajar. Confira:
Fontana di Trevi | Roma, Itália
Talvez a mais famosa fonte do mundo, a Fontada di Trevi foi construída no século 18 e planejada pelo arquiteto Nicola Salvi na confluência de três estradas que costumavam trazer água para a cidade. Hoje, já foi cenário de diversos romances e filmes e é um dos mais belos exemplares de arquitetura barroca do mundo. Anualmente, as moedinhas que os turistas jogam na fonte, esperando realizar um desejo, somam cerca de 1,5 milhão de euros, que são convertidos para caridade.
As fascinantes fontes de Bellagio, colocadas em um enorme lago artificial em frente ao famoso cassino de Las Vegas, custaram cerca de 40 milhões de dólares para serem construídas e todo esse dinheiro parece ter valido a pena, pois a fonte é uma das mais populares do país e certamente garante um espetáculo. A água da fonte pode atingir a altura de um prédio de 24 andares e realiza coreografias, em constante mudança, ao som de músicas do momento.
A mais famosa fonte da espetacular cidade de Singapura é a Fountain of Wealth, ou Fonte da Riqueza. Construída em 1995, a fonte ostenta o recorde de mais alta do mundo, com quase 15 metros de altura e um círculo no topo com circunferência de 66 metros. Ao todo, ocupa uma área de mais de 1600 metros quadrados, com uma segunda fonte menor em seu centro. À noite, ela fica ainda mais fascinante, pois conta com shows de luzes e lasers capazes de encantar qualquer um que passa por ali.
Peterhof é um conjunto de palácios e jardins na antiga capital imperial São Petersburgo. Por vezes, o local é chamado de Versalhes Russo, e como em Versalhes, o que não falta é um belo conjunto de fontes. O mais famoso conjunto deles é a Grande Cascata (foto), que corre da face norte do palácio até o canal em frente a ele. Ao todo, são 64 diferentes fontes e mais de duzentas estátuas de bronze douradas, entre outras decorações, que tornam essa uma paisagem única não só na Rússia, mas no mundo. Não à toa, as fontes de Peterhof estão entre os pontos turísticos mais visitados da cidade e do país.
A Fonte Mágica de Montjuïc foi construída em 1929 aos pés do fascinante Palau Nacional, sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha, que inclusive tem uma vista incrível para a cidade. Localizada na ponta da Avenida Maria Cristina, a espetacular fonte fica realmente mágica durante a noite, quando se enche de cores das mais variadas e garante um show e tanto. Uma boa dica é subir até o Palau Nacional e assistir ao espetáculo lá do alto — você não vai se arrepender.
A Archibald Fountain pode até não ser o mais visitado dos pontos turísticos da famosa cidade de Sydney, na Austrália, mas certamente merece uma visita. Construída em 1932, no Hyde Park, região central da cidade, seu design mistura influências gregas e romanas para criar um visual único centralizado na figura do deus Apolo, cercado por outras criaturas míticas que jogam água para todos os lados.
O Burj Khalifa é tão famoso por sua espetacular altura — são 828 metros — que a incrível fonte construída logo em frente ao prédio muitas vezes passa despercebida. Os jatos d’água se encontram em um lago artificial de nada menos que 120 mil metros quadrados, logo ao lado da mais alta estrutura do mundo. A FontedeDubai é composta por anéis de jatos d'água que conseguem arremessar o líquido a uma altura de 50 andares e conta com mais de seis mil LEDs e 20 projetores coloridos. A espetacular atração ainda faz coreografias ao som de diversas músicas.
O nome da fonte já diz muita coisa. A Fonte Arco-íris do Luar, na capital sul-coreana, é a maior fonte de ponte de todo o mundo, com mais de 1100 metros de comprimento. Os jatos, localizados em ambos os lados da Ponte Bampo, lançam 190 toneladas de água — retiradas do rio Han logo abaixo — por minuto de volta ao rio, e os mais de 10 mil LEDs dão conta de tornar o espetáculo excepcional. Para além das fascinantes cores, a fonte também pode ser programada para dançar no ritmo de alguma música e oferece shows imperdíveis em algumas épocas do ano.
Fontes do Palácio de Versalhes | Versalhes, França
Os famosos jardins do ainda mais famoso Palácio de Versalhes possuem algumas das fontes mais espetaculares do mundo. Uma das mais populares é a Fonte de Latona (foto), inspirada no livro Metamorphoses, de Ovide, e mostra a história de Latona, ou Leto, mãe de Apolo e Ártemis, tentando proteger seus filhos dos insultos dos habitantes de Lícia e pedindo, para isso, ajuda a Zeus, que em resposta transforma os habitantes em sapos e lagartos, que também podem ser vistos no pé da fonte. Essa não é a única das fontes do palácio que conta uma história e certamente vale a pena perder um tempo tentando decifrá-las em seu passeio por Versalhes.
Essa fonte conhecida como Jet d’Eau — literalmente jato d’água — nasceu em 1886 como uma válvula de escape para uma usina hidrelétrica. Anos depois, entretanto, seu valor estético foi reconhecido e o jato foi trazido, em 1891, para mais perto da margem. Depois, em 1951, um mais potente, que está ali até os dias atuais, foi instalado. Hoje, é um dos principais cartões postais da cidade e um ponto turístico imperdível para quem vai até lá. Seus jatos podem atingir uma altura de 90 metros e, com ajuda do vento, espalham água pelo céu, garantindo arco-íris espetaculares. Em algumas épocas do ano, 21 luzes o iluminam durante a noite, tornando-o ainda mais fascinante.