Confira uma lista de apps que vão facilitar a sua vida na hora de pegar um ônibus ou um avião.
Foto: Shutterstock
Viajar tem se tornado cada vez mais fácil. Não acredita? Então imagina uma época em que os viajantes precisavam comprar guias para achar hotéis e mapas para se encontrar no seu destino, sem falar dos dicionários para conseguirem se comunicar minimamente. Hoje você tem tudo isso na palma da sua mão, a apenas alguns toques de distância. Se você é viciado em viagens, certamente sabe que alguns aplicativos são essenciais.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 19 aplicativos que todo amante de viagens vai amar. Confira:
Hostelworld | Acomodação
O Hostelworld é a melhor plataforma para o viajante solitário ou grupos de viajantes encontrarem acomodação de baixo custo nos famosos hostels ou albergues. Através do aplicativo, é possível pesquisar por destinação e ver fotos e recomendações sobre o estabelecimento. É possível fazer a reserva também através da plataforma, que então lista suas próximas viagens e até oferece descontos para reservas futuras.
O Booking é uma das maiores plataformas de reserva de hotéis do mundo. O funcionamento do aplicativo é bem simples, basta procurar o seu preferido entre os hotéis disponíveis no seu destino e fazer a reserva por ali mesmo. É bom ter o aplicativo em mãos até para encontrar acomodação de última hora, afinal nunca se sabe quando você vai precisar.
Hotéis e hostels não são para todo mundo, então uma boa alternativa é o Airbnb. Pela plataforma, você pode encontrar casas ou quartos disponíveis para aluguel por um curto período de tempo, mas podem até ser meses. Você pode ler comentários de outros hóspedes e ver fotos do espaço. Além disso, você conversa com o dono da casa pelo próprio aplicativo, que garante a segurança da transação. Mais recentemente, o Airbnb passou também a listar experiências, como atividades turísticas ou tours gastronômicos, nos destinos pesquisados.
O Hooper é perfeito para pessoas que viajam muito de avião. O aplicativo, com base em dados recolhidos de diversos lugares, consegue prever, com uma precisão impressionante, se o preço das passagens para o trecho que você está interessado, no dia que você está interessado, vai abaixar ou subir, e diz ainda quanto ele acredita que você pode economizar se esperar, garantindo que você faça o melhor negócio.
O Citymapper é o aplicativo ideal para você se achar quando estiver viajando. O app, que está disponível nas principais cidades do mundo, como São Paulo, Nova York ou Roma, entende do sistema de transporte público de todos esses destinos e te ajuda a chegar de um ponto a outro, oferecendo opções de trajeto com ônibus, metrô, táxi, carros compartilhados ou a pé. A melhor parte é que você pode salvar e baixar o trajeto para ver off-line.
Como o nome sugere, o Skyscanner é um verdadeiro scanner do céu. Com ele você pode ficar atento ao preço dos voos para o lugar onde você quer ir e até ver quais são os dias mais baratos para viajar. A plataforma ainda monta um gráfico de colunas para ajudar o usuário a visualizar a melhor época para viajar e detecta promoções-relâmpago.
Outro aplicativo de busca de passagens, o Kayak se destaca por permitir certa flexibilidade. É possível, por exemplo, pesquisar as datas de partida e retorno com uma margem de mais ou menos três dias, assim você garante que vai comprar a que estiver mais barata. Além disso, também tem a opção “qualquer lugar”, na qual você determina um limite que quer gastar com passagem e ele te mostra destinos com preços em um mapa. Mais recentemente, o site também busca pacotes, aluguel de carros e hotéis.
Rome2Rio é uma ótima plataforma para procurar trajetos e opções de transporte entre quaisquer destinos ao redor do mundo, de Roma ao Rio. Basta colocar a cidade de partida e a de chegada na plataforma, que ela te mostra um mapa com as opções de trajeto e de transporte, incluindo avião, trem, ônibus ou balsa, além dos preços de cada possibilidade. O aplicativo também sugere acomodação, aluguel de carros e coisas para fazer.
O ClickBus é um ótimo aplicativo para você achar a sua passagem de ônibus ideal. O site mostra todas as opções de companhias que realizam o trajeto entre as cidades que você pretende viajar, compara preços e permite que você compre direto pela plataforma, com direito a alguns descontos e parcelamento.
O MAPS.ME é consideravelmente simples. O aplicativo permite que você baixe mapas para ver off-line. É ideal para quem não tem ou não quer gastar pacote de dados de internet quando está viajando. Na Europa, por exemplo, onde road trips são comuns, você pode baixar o mapa da França antes de ir para lá de carro e, quando sair, pode exclui-lo, baixando o do país seguinte.
O TripIt é perfeito para quem tem problemas para se organizar. Quando você for viajar, basta permitir que o aplicativo tenha acesso aos seus e-mails de confirmação de reserva que ele vai preparar um itinerário com todas as etapas da sua viagem, desde passagem a hotéis, em um só lugar, assim você nunca mais vai perder códigos de reserva ou terá problemas para achar o endereço do hotel, por exemplo. Ainda é possível salvar detalhes como o número do seu passaporte para emergências.
Dos mesmos desenvolvedores por trás do TripIt, o Packpoint é perfeito para quem tem dificuldades para arrumar a mala. Com esse aplicativo, você precisa apenas dizer seu destino, quanto tempo pretende ficar lá e quais atividades pretende praticar que ele preparar uma lista com tudo o que você precisa colocar na sua bagagem — e ainda envia e-mail para você não esquecer.
Nunca se sabe quando você vai precisar conversar com algum gringo ou traduzir alguma palavra. O Google Tradutor já vem nos celulares Android, mas os donos de iPhone certamente deveriam baixa-lo. O aplicativo permite que você tire fotos para traduzir, por exemplo, placas de rua, e tem um modo conversação em que você diz algo em português, por exemplo, ele traduz para inglês e vice-versa, permitindo que você converse adequadamente com alguém mesmo que não fale a sua língua.
O Duolingo é ótimo para quem está planejando viajar para fora. Ainda que não seja possível se tornar fluente em uma língua com o aplicativo, é bem possível aprender o básico para se virar em situações típicas de turismo. Você pode escolher um grande número de línguas para aprender e ele vai te dar exercícios de fixação divididos por temas, incluindo viagens. Respeite os avisos diários e pratique diariamente que você não vai se arrepender.
O TripAdvisor é uma ferramenta muito boa para achar as melhores coisas para fazer em um destino. O aplicativo mostra as atrações turísticas mais bem avaliadas, assim como restaurantes por especialidade e faixa de preço. É bom tê-lo na manga quando você quer achar um bom café por perto, por exemplo.
O CouchSurfing é uma plataforma de mochileiros que nasceu com o intuito de criar uma rede de viajantes que se ajudam ao redor de todo o mundo. Com o aplicativo, você pode criar um perfil e oferecer sua casa para um viajante de forma gratuita e vice-versa. Quanto mais você viaja, mais recomendações você ganha e mais seguro seu perfil parece. É um ótimo jeito de viajar barato e conhecer pessoas e costumes locais quando você estiver viajando. Hoje, a rede cresceu e também serve para encontrar alguém para te mostrar a cidade ou eventos que estejam rolando por perto.
O Splitwise é uma ótima ferramenta para quem viaja com amigos. No aplicativo, você pode criar um grupo e ir anotando quem pagou o quê. No fim da viagem, ele te mostra quanto você deve e quanto cada um dos outros viajantes te devem. Assim ninguém sai no prejuízo.
O Transferwise é uma plataforma de transferência internacional de dinheiro que oferece taxas mais baixas que as oferecidas pelos bancos e casas de câmbio. O único porém é que você precisa ter alguém de confiança no lugar para onde você vai. Assim você transfere dinheiro para a conta dela usando o aplicativo e pega quando chegar lá.
O XE é realmente necessário para quem vai passar por países que usam moedas diferentes entre si. Por exemplo, se você estiver na Europa, indo da Itália para a Suíça, vai precisar comprar francos suíços. O aplicativo mostra as taxas de câmbio, além de gráficos e uma ferramenta de conversão, que te ajuda a fazer contas quando necessário.