É que o Guia da Semana resolveu elencar, de desertos a vulcões, 8 destinos inóspitos para inovar (e muito) na hora de viajar. Confira!
Antártica
Se você acha que a Antártica é apenas destino para pesquisadores, você está enganado! Existem pacotes especiais com cruzeiros muito bem equipados que te levam ao mais extremo dos continentes. A época mais indicada para a viagem é o verão (com as devidas proporções, é claro), onde os dias chegam a durar mais de 20 horas.
Continua depois da publicidade
Deserto do Atacama
Destino de aventureiros, chegar ao Atacama já é uma façanha por si só: é preciso pegar um voo até Santiago do Chile e de lá fazer uma escala para Calama, a cidade com aeroporto mais próxima do deserto. E não é só isso! De lá, mais 100 quilômetros de estrada te aguardam até o seu destino. A jornada vale a pena, já que o Atacama lhe reserva uma experiência única e recheada de belezas que vão das areias a montanhas, passando por gêiseres e belos lagos naturais.
Ushuaia
Com o passar do tempo, o Ushuaia tornou-se um dos principais destinos da famosa Patagônia argentina. Restaurantes e hotéis cinco estrelas tomaram conta do local, mas isso não tira todo o seu mistério, afinal, a Terra do Fogo ainda é considerada a cidade do "fim do mundo". O ideal é fugir do conforto e se aventurar pelas estradas, montanhas e trilhas que, no inverno, tornam-se ainda mais belas e inacessíveis.
Groenlândia
No oposto da Patagônia, é na Groenlândia que está Qaanaaq, a cidade mais ao norte do globo, por isso conhecida como a Ushuaia do norte. Icebergs, o canto das baleias, ursos polares e o "sol da meia noite" são apenas algumas das maravilhas que o país reserva. É só passando uns dias por lá que você vai descobrir por que os grandes viajantes costumam dizer que quando você já viu o mundo inteiro, sempre terá a Groenlândia.
Islândia
Conhecida como a Terra do Gelo, a Islândia está localizada no extremo norte do Oceano Atlântico, bem próximo ao Círculo Polar Ártico. A ilha europeia é a que mais abriga vulcões (despertos, diga-se de passagem) em todo o mundo, todos banhados pelo fenômeno das belíssimas auroras boreais. Quem gosta de história deve se lembrar do livro "Viagem ao Centro da Terra", em que Júlio Verne imaginou que, pela cratera do extinto vulcão Sneffels, era possível chegar, literalmente, ao centro do planeta. Será?!
Alasca
Beleza imponente, enormes geleiras e o melhor da "vida selvagem" são sinônimos do Alasca. No maior estado dos EUA, o turismo de aventura reina, com visitantes ávidos por uma boa tarde de esqui e uma noite em volta da lareira. Por lá, você encontra 17 Parques Nacionais, ideais para ver de perto todas as belezas que o local reserva. De quebra, no fim do dia, o céu do Alasca é um dos melhores destinos para conferir a estonteante aurora boreal.
Madagascar
Chega de gelo por aqui! Se você quer curtir praias afrodisíacas e muita natureza no sentido mais exótico da palavra, Madagascar é o destino ideal. A pequena ilha ao leste da África reserva plantas e animais atípicos em todo o resto do mundo, como nós vimos na famosa animação da Pixar. Os Parques Nacionais são as principais atrações da ilha, onde visitas guiadas levam os turistas a conhecerem de perto os melhores pontos turísticos.
Papua Nova Guiné
Fugindo de todos os lugares comuns, Papua Nova Guiné é o local para conhecer as mais inóspitas tradições primitivas com tribos e rituais que só o país reserva. Em suas águas cristalinas, os corais estão por toda parte e os tubarões nadam ao seu lado - não é à toa que o local é conhecido como o melhor destino para mergulhadores. Para os menos aventureiros, relaxar na praia ao lado de um bom Dry Martini é a melhor opção - e que opção!