O Guia da Semana selecionou algumas opções que podem ir além do que os guias turísticos oferecem. São passeios de graça para fazer na Cidade Maravilhosa, conhecer um pouco da História e curtir a paisagem. Confira:
Passeio no Largo do Boticário
Localizado no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, o acesso se dá pelo Beco do Boticário, que passa por uma pequena ponte sobre o Rio Carioca. Além do contato com a Mata Atlântica, o colorido das construções coloniais é um show à parte. Também foi um dos cenários do filme 007 contra o Foguete da Morte, gravado nos anos 70.
Endereço: Largo do Boticário, s/n - Cosme Velho
Continua depois da publicidade
Corrida na Pista Cláudio Coutinho
O local, que tem o nome do ex-treinador do Flamengo e da Seleção Brasileira, é ideal para quem pratica exercícios físicos, para dar uma corrida, caminhada, ou simplesmente usufruir daquele contato com a natureza. A entrada pela Praia Vermelha garante um passeio pelo costão do Pão de Açúcar e depois pela Mata Atlântica.
Endereço: via Praia Vermelha, s/n - Urca
Fotografar no Parque das Ruínas
Hoje um importante centro cultural em Santa Teresa, o casarão foi residência Laurinda Santos Lobo, que foi importante ativista pelos direitos da mulher. O complexo arquitetônico foi um dos destaques da Belle Époque carioca, em meados de 1900 e frequentado por nomes importantes como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. A vista panorâmica rende fotos de diversos pontos do Rio, como a Baía de Guanabara e o Centro da Cidade. Os ensaios fotográficos precisam de autorização, que pode ser feita pelo telefone (21) 2215-0621.
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Sambar na Pedra do Sal
Localizada na Saúde, Zona Portuária, a Pedra do Sal é um patrimônio histórico e religioso, com forte ligação com a cultura africana. Perto do Largo da Prainha, era lá que se reuniam nomes como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres, artistas que praticamente “inventaram” o samba carioca. Falando em samba, todas as segundas, acontece a tradicional roda, que atrai visitantes de várias partes do mundo.
Endereço: Rua Argemiro Bulcão, 1 - Saúde
Andar no Jardim Suspenso do Valongo
A construção data de 1906, por ordem do então prefeito Pereira Passos, como um simples muro de contenção na encosta do Morro da Conceição. O acesso é por escadas na rua Camerino e tem uma área de 1.530 m², de onde se pode ver também o Cais do Valongo e Cais da Imperatriz, pontos de chegada dos escravos. Vale conhecer também o próprio Morro da Conceição, considerado marco inicial da ocupação portuguesa.
Endereço: Rua Camerino - Centro
Entrar num submarino
Localizado próximo à Praça XV, no Centro do Rio, o Espaço Cultural da Marinha não é um dos mais badalados destinos do Rio, mas rende boas surpresas. Além da chance de visitar um submarino, o Riachuelo, também é possível conhecer uma das naus do Descobrimento e o Helicóptero-Museu Sea King. O passeio pelo museu é gratuito e garante uma aula sobre a navegação brasileira.
Endereço: Av. Alfred Agache s/n - Centro
Comprar na Feira do Rio Antigo
Todo primeiro sábado do mês, no espaço conhecido como Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio, na Lapa, recebe cerca de 30.000 pessoas na feira. São diversas opções de artesanato, antiguidades, música e gastronomia para visitantes de todas as idades. A partir das 16h, começa o Baile Charme, quando o DJ bota todo mundo para dançar ao som da black music.
Endereço: Rua do Lavradio - Lapa
Entrar na Catedral Metropolitana
De fora, a Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro chama muita atenção pela arquitetura peculiar, em forma de cone. Por dentro, então, os quatro vitrais coloridos vão conquistar os visitantes de vez. Eles representam as as quatro notas características da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica. Inaugurada em 1979, com projeto do arquiteto Edgar Fonseca, pode receber até 20.000 pessoas.