7 sítios arqueológicos incríveis ao redor do mundo
Os vestígios de civilizações históricas aguçam a curiosidade de turistas do mundo inteiro.
Sítios arqueológicos
Sítios arqueológicos são locais em que as áreas foram preservadas e guardam testemunhos e evidências de que aconteceram atividades do passado histórico, não necessariamente pré-histórico. Nesses lugares, as construções e os artefatos são as maiores marcas do passado. Um sítio arqueológico pode corresponder a cidades, templos, cemitérios e até túmulos.
Prato cheio para os fãs de arqueologia e história, existem sítios espalhados pelo mundo inteiro.No Brasil, por exemplo, esses lugares são protegidos por lei. O mais famoso do mundo são as ruínas de Macchu Picchu, que atraem milhares de turistas todo o ano.
O Guia da Semana listou 7 sítios arqueológicos ao redor do mundo para você conhecer. Confira:
Chichen Itzá - México
Considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, o sítio arqueológico de Chichen Itzá fica a cerca de 200 km da Riviera Maia e próximo de Cancún. São muitos vestígios históricos que a área guarda, como a Pirâmide de Kukulcán e o Templo dos Guerreiros e das Mil Colunas.
Continua depois da publicidade
Acrópole de Atenas - Grécia
Construída entre 450 e 330 a.C, a Acrópole fica na parte alta de Atenas, sobre uma colina de 150 metros acima da cidade. O sítio arqueológico abriga quatro importantes obras clássicas da Grécia: O Partenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike.
Luxor - Egito
Uma das maiores riquezas do Egito, o templo de Luxor foi fundado em 1400 a.C., em homenagem ao Deus Amon. Além da importância história, é um dos poucos que abriga documentos da época dos faraós. Espalhados pelo templo estão estátuas, obeliscos, colunas, construções e edifícios, mostrando todos os formatos da cultura egípcia.
Parque Nacional da Serra da Capivara - Brasil
Localizada no Piauí, é o principal sítio arqueológico do Brasil. Como no país as áreas são protegidas por lei, o Parque Nacional da Serra da Capivara abrange o sítio. São mais de 100 mil hectares de território a céu aberto. São 14 trilhas para percorrer o parque, com 64 sítios para visitar. Muitos artefatos, pinturas rupestres nas pedras, esqueletos e muito mais.
Persépolis - Irã
Antiga capital do Império Persa, a cidade foi uma das metrópoles mais poderosas do mundo. A construção demorou um século para ser concluída, devido as obras grandiosas que foram implantadas. Alexandre, o Grande, acabou com tudo isso. Invadiu, dominou e ateou fogo na cidade. Em 1930, pesquisadores começaram a descobrir o que restou do local, que acabou virando um grande polo turístico.
Machu Picchu - Peru
As ruínas de Machu Picchu são as mais famosas do mundo e o principal sítio arqueológico já conhecido. Foi construído no século 15 e guarda a história e os vestígios da civilização Inca. O coração peruano fica a 2.500 metros do mar e se destaca pela ótima preservação da cidade.
Petra - Jordânia
A cidade de Petra fica a 250 km da capital da Jordânia, Amã. Considerada uma das joias do país, a cidade arqueológica impressiona os turistas com monumentos imponentes e belas construções feitas há mais de 2 mil anos atrás.