7 mercados municipais que viraram atração turística no Brasil
Além da variedade de alimentos e especiarias, os mercados mostram um pouco da cultura de cada cidade.
Mercados Municipais
Tradição na maioria das capitais do Brasil, os mercados públicos são instrumentos importantes para o turismo. Repletos de histórias, os prédios são tombados e considerados patrimônios históricos. Os locais ganharam tanta fama que se tornaram atração turística.
Os mercados contam um pouco sobre a cultura de cada cidade ou estado. A culinária abrange a maior parte das lojas e o artesanato vem logo atrás. O Mercadão, em São Paulo, tem dois lanches que ganharam fama mundial. Quem não conhece o sanduíche de mortadela do Mercadão?
O Guia da Semana listou 7 mercados públicos para conhecer no Brasil. Confira:
Mercado Municipal de São Paulo
Construído em 1933, o Mercado Municipal é um dos lugares históricos de São Paulo. São mais de 281 boxes para atender cerca de 20 mil fregueses que, a cada dia, levam mais de 350 toneladas de alimentos. Na área de alimentação, é possível provar os famosos sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau do Mercadão.
Continua depois da publicidade
Mercado Central de Belo Horizonte
Tradicional, foi fundado em 1929 e ocupa quase um quarteirão inteiro do centro de BH. O Mercado é um cantinho onde dá para conhecer melhor a cultura da cidade e apreciar o melhor da gastronomia mineira ou levar o alimento para casa. Além de bares, o local também conta com lojas de artesanato e muito mais.
Mercado de São José - Recife
Se quiser fazer uma comprinha, seja lá o que for, o Mercado de São José tem tudo o que você imaginar em compras. É um dos 24 mercados públicos da cidade, sendo o mais conhecido. Foi inaugurado em 1875 e tem mais de 500 boxes de lojas, com destaque para as áreas de artesanato e alimentos.
Mercado Público - Porto Alegre
É Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. É um prédio que funciona como uma espécie de shopping, um mercadão que possui lojas que vendem de tudo, principalmente especiarias gastronômicas. Também possui restaurantes e lanchonetes e pode ser uma boa alternativa para encontrar os amigos. O Bar Naval, com 101 anos de idade, e a Banca 40 são dois pontos tradicionalíssimos do Mercado. Fica no Centro Histórico.
Mercado Ver-o-Peso - Belém
O Mercado Ver-o-Peso é um pouco diferente dos demais, pois acontece ao ar livre. É considerado o maior da América Latina nesse quesito. Ícone cultural de Belém, vende tudo que é tipo de alimento e ervas medicinais. Foi um dos primeiros mercados públicos do Brasil.
Mercado Municipal de Curitiba
O Mercado Público de Curitiba surgiu ainda em 1864 e foi se reformulando até 1920. É um dos principais locais da cidade para comprar alimentos, frutas, produtos orgânicos e chocolate. Além disso, também conta com praça de alimentação.
Mercado Modelo - Salvador
Situado na zona comercial de Salvador, o bairro do Comércio, é uma das atrações turísticas de Salvador. O mercado conta com 263 lojas, que abrangem artesanato, lembrancinhas da Bahia e a culinária baiana.