Os presidentes desfrutam de grande luxo nos palácios presidenciais.
Casas presidenciais
Adjetivos não faltam para classificar as moradias presidenciais. Ao redor do mundo, cada uma com seu estilo, seja realmente um casarão ou até mesmo um verdadeiro palácio, os governantes desfrutam de residir nesses lugares históricos, que estão de pé há muito tempo e simplesmente só mudam de morador.
O luxo e a beleza impactante desses lugares tem características diferentes em cada país, facilmente percebidas pela arquitetura e estilo das construções. O belíssimo Palácio da Alvorada, com assinatura de Oscar Niemeyer, e imponente palácio indiano Rashtrapati Bhavan, com seus 340 quartos, estão entre os principais.
O Guia da Semana listou 7 casas ou palácios presidenciais. Confira a seleção:
Casa Branca - Washington (EUA)
A famosa White House, um dos principais símbolos americanos, foi inaugurada no ano de 1800, com o presidente John Adams sendo o primeiro morador. Com a entrada de Thomas Jefferson, ainda em 1801, a casa passou por grandes mudanças. Uma diferença da Casa Branca para as demais moradias presidenciais é que o atual morador tem permissão para fazer mudanças na casa, desde que não sejam drásticas. O casal Obama, por exemplo, mudou algumas coisas na cozinha e na área social.
Continua depois da publicidade
Palácio da Alvorada - Brasília
Situado às margens do lago Paranoá, o Palácio da Alvorada foi construído para ser a residência oficial do Presidente da República. A construção de arquitetura moderna foi pedida pelo então presidente Juscelino Kubitschek para ser uma “obra magnífica” e que “seria admirada após 100 anos”. Foi a primeira obra de Brasília e conta com três pavimentos.
Casa Rosada - Buenos Aires (Argentina)
Finalizada em 1898, a casa do governo argentino ganhou esse nome simplesmente pela sua cor. O motivo por ser rosa é que a tinta mais comum naquela época era feita à base de sangue de vaca. Outras teorias também existem para explicar a cor. A Casa Rosada também abriga o Museu da Casa do Governo, que tem materiais de ex-presidenciáveis à mostra.
Rashtrapati Bhavan - Nova Déli (Índia)
O palácio fica em Raisina Hill, bem no centro da capital Nova Déli. A tradução do nome é "casa do presidente" e o impactante lugar foi construído quando a Índia fazia parte do Império Britânico. Para ficar pronta, a obra levou incríveis 17 anos. Rashtrapati Bhavan é considerado a maior casa de presidente do mundo e um exemplo disso são os 340 quartos (sim!) que o palácio possui.
Palácio de Bellevue - Berlim (Alemanha)
Localizado no centro da capital Berlim, o Palácio de Bellevue situa-se próximo às margens do rio Spree. O nome "Bellevue" significa Bela Vista, devido à bonita vista que o palácio para o rio. Construído em 1791, o interior do palácio já foi reformado várias vezes, pois o local já teve diferentes usos, como, por exemplo, museus e até para uso na Segunda Guerra.
Palácio Nacional de Belém - Lisboa (Portugal)
Possivelmente um dos palácios mais antigos, a casa do presidente português está de pé desde 1559. Entre idas e vindas, uma das curiosidades do palácio é que antigamente, os presidentes tinham que pagar uma taxa para morar, para não serem acusados de gozar de privilégios de outros governos. O palácio voltou a ter relevância em 1974, mas, desde então, apenas o presidente Ramalho Eanes morou permanentemente no local.
Palácio do Eliseu - Paris (França)
A história do local também é conturbada. Construído no século 18, o Palácio sofreu diversas mudanças ao longo do tempo em sua arquitetura. Luís XVIII foi o primeiro a realmente usar o local como casa. Durante a Segunda Guerra, o local também ficou desocupado. Uma curiosidade é que o chefe de Estado francês tem mais duas residências a seu dispor: o Château de Rambouillet, também em Paris, e o Forte de Brégançon, nas proximidades de Marselha.