6 trilhas incríveis para se aventurar em Belo Horizonte
Quem gosta de adrenalina pode escolher entre ir a pé, de bike ou de moto.
Trilhas BH
Belo Horizonte é uma cidade rodeada por belíssimas paisagens e várias montanhas e isso todo mundo já sabe, mas o que pouca gente conhece são as maravilhosas trilhas que cercam a capital e suas proximidades.
As opções abrengem muitos os tipos de transporte - seja a pé, de carro ou de bike - esses caminhos são uma ótima pedida para quem busca um pouco de aventura nos fins de semana.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 dicas incríveis de trilhas em BH. Uma lista que com certeza irá te levar para lugares interessantes e rodeados de natureza.
Trilha Aguinhas
Um circuito de pouco mais de 20km que, seguindo um pequeno rio, atravessa por alguns túneis desativados de uma antiga linha de ferro próxima a cidade de Sabará e retorna a Belo Horizonte.
Melhor modo para ser feita: de bike ou moto.
Como chegar: quem conta com aparelhos de GPS pode seguir este mapa indo em direção à Sabará através da avenida dos Andradas e depois pelo mirante do bairro Taquaril, na região leste da capital.
Tempo médio para percorrer a trilha: por volta de 2 horas.
Continua depois da publicidade
Trilha do Retiro das Pedras
Com um percurso de aproximadamente 12 km essa trilha é uma daquelas que recompensa bastante o aventureiro que decidir fazê-la por causa de uma refrescante cachoeira cravada no final da trilha.
Melhor modo para ser feita: de bike ou a pé.
Como chegar: saindo de BH rumo à Brumadinho (são 17km da Savassi até o começo da trilha), o interessado em percorrer a trilha deve seguir em direção ao bairro Retiro das Pedras - de ônibus é possível chegar através da linha Santa Fé - logo após passar pelo posto Chefão. Depois é só seguir por uma trilha ao lado do portão do condominio, de preferência seguindo esse mapa do GPS (do Google Earth).
Tempo médio para percorrer a trilha: por volta de 2 a 4 horas.
Trilha da Cachoeira das Codornas
Percorrendo pouco mais de 20km, essa trilha é indicada para ser feita aos sábados de manhã e de preferência em dias de sol, graças à belíssima cachoeira encontrada no fim do caminho.
Melhor modo para ser feita: de bike ou a pé.
Como chegar: começando a partir do condomínio Alpha Ville, em Nova Lima - região metropolitana de BH -, essa trilha atravessa a BR-356 em direção à represa das codornas. Indicamos o uso desse mapa de GPS para chegar ao local. Quem quiser ir de ônibus até o condomínio pode pegar um dos carros da linha 3947 da viação Santa Fé - a passagem custa R$ 4,90.
Tempo médio para percorrer a trilha: por volta de 2 a 4 horas.
Trilha da Cachoeira de Santo Antônio
Próxima à Belo Horizonte, na cidade de Caeté - região metropolitana de BH - está a famosa Cachoeira do Morro Vermelho, uma das mais procuradas no fim de semana pelos aventureiros de plantão.
Melhor modo para ser feita: a pé, de bike, moto ou carro.
Como chegar: Saindo de Belo Horizonte rumo à Caeté - o caminho pode ser feito de ônibus através da linha Saritur - o interessado deve seguir o seguinte mapa de GPS para encontrar o começo da trilha, que tem inicio pouco mais de 50km depois de BH. Por ser um caminho bastante procurado, é interessante ir para a trilha bastante cedo para valer a viagem. Outra dica importante é tentar não fazer sozinho este caminho.
Tempo médio para percorrer a trilha: por volta de 1 a 2 horas.
Trilha de Ouro Preto até Lavras Novas
Seguir o caminho da Estrada Real entre as cidades de Ouro Preto e Lavras Novas pode ser uma bela aventura de fim de semana.
Melhor modo para ser feita: a pé ou de bike.
Como chegar: A trilha começa no Parque do Itacolomi, na cidade de Ouro Preto. Passando pela portaria - não é necessário pagar a entrada -, o interessado deve seguir o percurso até área histórica do parque, andando por volta de 7km. A partir dai só é possível continuar a pé ou de bike por meio da mata e depois por uma pequena estrada de cascalho, passando pela belíssima Represa do Custódio, já proximo à Lavras Novas. Ao todo são 16km de pura aventura onde, entre subidas e descidas, o turista pode ver de perto alguns dos passos feitos pelos antigos desbravadores da Estrada Real.
Tempo médio para percorrer a trilha: por volta de 3 a 5 horas.
Mirante Serra do Curral
Quem quiser realizar algum tipo de trilha sem precisar sair de dentro da cidade ainda pode subir até o Parque do Mirante da Serra do Curral, um lugar aberto ao público, que fica próximo ao Parque das Mangabeiras e traz alguns caminhos fáceis de serem percorridos e uma maravilhosa vista da cidade. O trajeto total da trilha do mirante dá em torno de 6,5km e, caso queira ser feito por completo, deve ser feito um agendamento antes da entrada. OBS: Leve bastante água se quiser fazer o trajeto e passe protetor solar porque existem poucas sombras durante o trajeto. Com tantas opções de trilhas em BH, agora você só fica em casa nos fins de semana se quiser. Portanto, não perca tempo, coloque aquele tênis bacana e se prepare para ter um pouco de aventura dentro da cidade.