6 cidades submersas espalhadas pelo mundo que você nem imaginava que existiam
Obras de arte praticamente intactas estão submersas em diversos lugares do mundo.
Cidades Submersas
Estátuas bem conservadas na cidadade afundada em Campania na Itália (Reprodução)
Por mais que pareçam lendas antigas, existem cidades que estão submersas há centenas de anos. Muitas delas foram atingidas por fenômenos naturais e, com o tempo, foram parar de baixo da água. De qualquer modo, é fascinante imaginar as esculturas antigas, construções e estátuas praticamente inteiras ao mesmo tempo em que estão afundadas.
O passeio é incrível e como, infelizmente, é de difícil acesso, separamos em imagens 6 cidades submersas espalhadas pelo mundo para você conhecer.
Campania - Itália
A cidade, localizada em Campania, na Itália, foi devastada por saqueadores no século 8 dC e a cidade foi completamente abandonada por um surto de malária 700 anos depois. Hoje, seus edifícios estão submersos por conta das atividades vulcânicas. Naquela época, era um resort popular para os ultra ricos, ainda mais conhecido do que Pompéia e Capri. Funcionou durante as últimas décadas da República Romana e tinha até um cassino e uma piscina gigante. Confira a cidade no vídeo.
Continua depois da publicidade
Alexandria - Egito
Essa cidade antiga foi fundada por Alexandre o Grande, em 331 a.C. Cerca de 1.200 anos atrás, terremotos e maremotos foram responsáveis por inundar essa cidade, que incluía o Palácio de Cleópatra. Assista ao vídeo aqui para conferir como é a cidade.
Heracleion/Thonis - Egito
Construída há 1200 anos, a cidade egípcia de Heracleion desapareceu do mapa, pois foi engolida pelo Mar Mediterrâneo. Conhecida pelos gregos como Thonis, ela acabou sendo esquecida pela própria história. Agora estão sendo realizadas escavações para desvendar seus segredos e obras. Ficou curioso? Confira o vídeoque mostra a cidade embaixo d'água.
Port Royal - Jamaica
Inaugurada no ano de 1518, a cidade de Port Royal era uma base de piratas, que foi destruída por incêndios e um terremoto seguido de um tsunami no ano de 1692. A curiosidade é que os edifícios não foram totalmente destruídos e deslizaram para o fundo do oceano. Assista ao vídeo para ver como ela está atualmente.
Shi Cheng - China
Construída no século I dC, foi inundada em 1959 por causa da criação de um lago artificial para uma barragem do rio Xin. Já foi um centro cultural, econômico e político, e hoje está submersa a 40 metros. É conhecida como "cidade do leão" por causa das estátuas ornamentadas que guardam sua entrada. São leões de guarda na frente de palácios imperiais chineses, túmulos imperiais, escritórios governamentais, templos, as casas dos funcionários do governo e os ricos na China pré-moderna.
Yonaguni - Japão
As Estruturas de Yonaguni, localizadas no Japão, são um conjunto de estruturas arquitetônicas descobertas em 1987. Um mergulhador japonês as encontrou por acaso e até hoje ninguém sabe as origens dos monumentos. Eles são tão antigos que foram construídos quando o mar ainda não tinha ocupado a área onde se encontra, durante as eras glaciais! Estas estruturas possuem formas que parecem ter sido esculpidas pelo homem, porém na época não existiam tecnologias para realizar tal trabalho.