5 praias selvagens na Barra de Guaratiba perfeitas para quem gosta de sossego
Longe das badaladas areias da Zona Sul, um pedaço do paraíso.
Passeios
Começo da trilha (Riotur | Divulgação)
Bem distante do Centro do Rio e, portanto, da badalação da Zona Sul, cinco praias selvagens na Cidade Maravilhosa podem ser seu destino perfeito no próximo fim de semana.
Uma trilha localizada na Barra de Guaratiba dá acessos a essas cinco praias selvagens para quem procura fugir da agitação: dos Búzios, do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno. São diferentes níveis de dificuldade e recompensas encantadoras.
Trilha
As trilhas de acesso para as cinco praias tem começo na íngreme rua Parlon Siqueira. São cerca de 3,5 km de caminhada, que pedem, de preferência, um guia turístico ou a companhia de um morador da região. As praias também podem ser acessadas de barco, com viagens a partir de R$ 30.
Continua depois da publicidade
Praia dos Búzios
Também conhecida como Praia das Conchas, é a primeira. Seu acesso é feito pela rua Parlon Siqueira, no final da Praia do Canto, andando cerca de 1,5 km. Fica bem aos pés da bela Pedra da Tartaruga, que vista de longe, lembra muito o animal.
Praia do Perigoso
Não é exatamente um caminho fácil para chegar até lá, mas o visual compensa. Logo depois da Praia do Meio, na trilha, basta ficar de olho na Pedra da Tartaruga. Não é recomendável tentar atravessar pelo mar. A descida, feita por um caminho de pedras, exige um pouco de cuidado.
Praia do Meio
Saindo da Praia do Perigoso e voltando à trilha principal, a 500 metros fica localizada a Praia do Meio. Com uma faixa de areia de 350 metros, é a maior delas e muito procurada por surfistas. Nessa etapa, um pouco mais alto que a Pedra da Tartaruga, fica a famosa Pedra do Telégrafo, que rende belas fotos.
Praia Funda
Depois da Praia do Meio, as próximas paradas tem um caminho mais fechado e, por isso, exige um pouco mais de preparo físico. Não é recomendável atravessar pelas pedras, então volte à trilha e siga mais 300 metros. É uma APA - Área de Proteção Ambiental - e a descida é feita por uma rocha (com corda é mais apropriado). A recompensa é uma faixa de areia de 300 metros praticamente deserta e selvagem.
Praia do Inferno
Cercada de pedras e Mata Atlântica fechada, é a última da trilha principal. Justamente por isso, é a mais deserta, sendo pouco conhecida até pelos cariocas. Fica 500 metros depois da Praia do Meio e é tão tranquila, que é possível avistar preguiças e micos convivendo pacificamente com os visitantes.