Os antigos navios de guerra que naufragaram despertam a curiosidade dos exploradores.
naufrágios
Um dos mistérios que mais intriga os curiosos de plantão são os milhares de naufrágios que aconteceram ao longo do tempo. Alguns navios de guerra, antes poderosos e imponentes, não resistiram por diferentes motivos e foram parar no fundo do mar.
A boa notícia é que os destroços de muitos deles ainda está lá, se deteriorando com o tempo. Espalhados pelo oceano, viraram atração turística. Muitas pessoas procuram esses navios para mergulhar e ver de pertinho os detalhes. Existem alguns de fácil acesso e outros complicados, que são recomendados para quem é mais experiente no mergulho.
O Guia da Semana listou 5 naufrágios que você pode explorar mergulhando. Confira:
U.S.N.S General Hoyt S. Vandenberg – Estados Unidos
O navio era um antigo rastreador de mísseis da força área americana e afundou recentemente, em 2009, em Key West, Flórida. O friozinho na barriga já começa na hora de entrar no navio, pois é por meio de um dos 11 possíveis poços de elevador que o mergulhador vai entrar. As grandes antenas parabólicas costumam encantar os curiosos.
Continua depois da publicidade
S.S President Coolidge – Vanuatu
O acesso pela praia na Ilha de Espiritu Santo é bem fácil para os iniciantes e o naufrágio, considerado um dos maiores do mundo, é perfeito também para os experientes. O President Coolidge era um luxuoso navio de tropas militares que servia como resort. É possível encontrar até rifles pelo navio e, se quiser explorar lugares mais complexos, os guias podem ajudar.
S.S Yongala – Austrália
Derrubado por um ciclone há mais de 100 anos, em 1911, o SS Yongala é muito procurado para o mergulho, pois fica numa área repleta de peixes e outros animais marinhos, como tartarugas. Localizado na cidade de Queensland, fica próxima da área de Cape Bowling Green. Muitas escolas de mergulho da praia auxiliam na exploração.
S.M.S Coln – Escócia
A região de Scapa Flow, nas Ilhas Orkney, é considerada um cemitério de navios alemães da Primeira Guerra Mundial. O gigante S.M.S Coln, afundado em 1919, segue intacto e em perfeito estado para ser explorado. Está a 36 metros de profundidade numa das águas mais geladas do oceano.
U.S.S Kittiwake – Ilhas Cayman
Esse navio afundou em 2011 na praia de Seven Milles. É o navio ideal para os iniciantes, pois a água rasa e todas as portas e alçapões que poderiam ser perigosos foram retiradas. Todos os quartos tem pontos de saída. Quem tem a licença para mergulho pode acessar os cinco níveis do navio, que possui 76,5 metros de comprimento.