Reserva Indigena Guarani do Rio Silveira em Bertioga, SP (Reprodução)
Constantemente vivemos cercados por carros e prédios, esquecendo que ainda existem vestígios dos primeiros habitantes do Brasil, os índios. A cultura, costumes e aldeias indígenas são muito ricas em aprendizado, mostrando que, nem sempre é preciso de tecnologias para viver.
O Guia da Semana listou 4 aldeias indígenas no Brasil onde é possível fazer visitação para conhecer de perto seus costumes e crenças. Caso esteja passando por alguma dessas cidades, a atividade pode ser muito encantadora. Afinal, as tribos possuem uma mágica que não é possível encontrar em nenhum outro lugar.
Bertioga - São Paulo
Para visitar uma aldeia indígena não é preciso ir muito longe de São Paulo. Localizada em Bertioga, na divisa com São Sebastião, a Reserva Indígena Guarani do Rio Silveira ocupa uma área de 948 hectares. Lá vivem cerca de 300 índios da etnia tupi-guarani. A visitação acontece com intermédio da Prefeitura de São Sebastião. Entre as atividades do local, há apresentação da aldeia, números de danças e palestras sobre a cultura indígena.
Continua depois da publicidade
Xingu - Mato Grosso
O Parque Indígena do Xingu é considerado a maior e uma das mais famosas reservas indígenas do mundo. Localizado ao norte do Mato Grosso, numa área com cerca de 30 mil quilômetros quadrados, seu território abriga mais de uma dezena de etnias. As atividades disponíveis para os visitantes variam entre conhecer a Aldeia das tribos Wauja e Trumai, recepção pelos índios, demonstração de danças e rituais, histórias e lendas indígenas, e participação do cotidiano da aldeia. Agências locais montam roteiros de até 3 dias.
Caraíva - Bahia
O destino do sul da Bahia abriga tribos indígenas pataxós. A aldeia de Barra Velha fica dentro do Parque Nacional do Monte Pascoal, há 6 km de Caraíva. Entre as tribos que podem ser visitadas estão: Kaxandó, Aldeia Mãe de Barra Velha, Tiba e Pequi. Talvez essa aldeia seja a que possui menos características originais da cultura indígena já que conta com algumas tecnologias. Mesmo assim, o passeio vale a pena, pois conta com uma experiência única de contato com a natureza e as praias lindas que cercam a aldeia.
Manaus - Amazonas
Entre as diversas comunidades indígenas da região, algumas delas totalmente isoladas, a de Tupé recebe visitantes com apresentações de dança, exposição de artesanato e contato direto com o pajé. Para chegar até a tribo, é preciso fazer um percurso de barco de cerca de uma hora pelo Rio Negro, e ainda enfrentar uma trilha de cerca de 400 metros pela mata. A Aldeia ainda é muito bem preservada e consegue manter suas raízes indígenas. O passeio com certeza vale a pena.