10 Patrimônios Mundiais brasileiros reconhecidos pela UNESCO
Os centros históricos de Olinda e Salvador estão na lista; confira o resto.
Patrimônios mundiais do Brasil
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) lista determinados tipos de locais como Patrimônio Mundial, devido a importância cultural ou física desse espaço para o mundo. Alguns exemplos que fazem parte das escolhas são florestas, lagos, cidades, monumentos, dentre outros.
Na Europa é onde estão mais concentrados os lugares listados, com quase 50% do total. O Brasil é o líder entre os países da América do Sul, com 19 lugares. Será que você já visitou alguns dos principais?
Cidade Histórica de Ouro Preto
Na lista desde 1980, a rica cidade brasileira em história foi berço da Inconfidência Mineira. As diversas ladeiras íngremes e os edifícios religiosos são marcas da cidade, assim como as igrejas, que são alvos dos turistas.
Continua depois da publicidade
Centro Histórico de Salvador
A primeira capital do Brasil foi reconhecida pela UNESCO em 1985. Um dos motivos para estar presente é o reflexo da confluência de diversas culturas como europeia, africana e ameríndia, marcados no conservado e histórico centro de Salvador.
Parque Nacional do Iguaçu
Fundado em 1939, o Parque abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. É possível encontrar no local muitas cascatas e flores de raros tipos. Está na lista na categoria de bem natural desde 1986.
Centro Histórico de Diamantina
A parte urbana e histórica da cidade foi tombada em 1938 e reconhecida pela UNESCO em 1999. Diamantina é um exemplo vivo da arquitetura colonial de linhas e formas suaves. Na cidade também há três obras de Oscar Niemeyer, que mostra a arquitetura moderna.
Ilhas atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas
A água dessas duas ilhas, Noronha em Pernambuco e o Atol das Rocas no Rio Grande do Norte, é um dos motivos por terem sido reconhecidos pela UNESCO em 2001. Rica em nutrientes, ela propaga a vida de diversos seres marinhos, além dos lugares oferecerem uma paisagem belíssima.
Centro Histórico de Olinda
Apelidada de Cidade Alta, foi o 2º lugar do Brasil a entrar na lista da UNESCO, em 1982. Fundada por portugueses, alguns dos lugares famosos são o Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Parque Nacional Serra da Capivara
Localizado no Piauí, o parque assegura a preservação de um espaço histórico, recheado de riquezas e vestígios arqueológicos, considerado um museu a céu aberto. Um passeio e tanto! Foi reconhecido pela UNESCO em 1991.
Paisagem Cultural do Rio de Janeiro
Foi o último a entrar na lista, em 2012. Tudo por um estudo minucioso feito pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que mostrou que a paisagem carioca é a principal imagem do que chamamos por civilização brasileira.
Plano Piloto de Brasília
A capital federal que foi construída do zero está na lista da UNESCO desde 1987. A entidade destaca a importância de Brasília para o urbanismo. Toda a harmonia da cidade, com construções modernas, o traçado dos bairros e o formato da cidade que reproduz a silhueta de um pássaro estão entre os motivos.
Praça de São Francisco
Essa praça, na cidade de Sergipe, forma um quadrilátero histórico com alguns lugares de extrema importância cultural do Brasil. A igreja e convento de São Francisco, a igreja e a Santa Casa da Misericórdia, o palácio provincial fazem parte. Esse conjunto, misturado com as casas construídas no século 18 e 19 colocaram a praça na lista do UNESCO em 2010.