10 parques em Belo Horizonte para aproveitar na primavera
Passear nos parques pode ser uma forma de descanso, lazer ou até para praticar exercícios.
Parques de BH
A vida na cidade não é desculpa para a falta de contato com a natureza e com atividades ao ar livre. Belo Horizonte conta com uma diversidade de parques com fauna e flora ricas, em várias regiões da capital mineira.
O belo-horizontino muitas vezes não precisa nem se deslocar muito para aproveitar um ambiente agradável, arborizado e cheio de vida: nas horas de descanso, de lazer ou de prática de exercícios. Com a chegada da primavera, o clima favorece e a floração garante espaços ainda mais ricos para contemplação.
O Guia da Semana listou 10 parques em BH que podem ser incluídos nas programações de fins de semanas e feriados nessa primavera. Confira:
Parque das Mangabeiras
A maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de metros quadrados de matas nativas, com trilhas, mirantes, cascatas e uma fauna rica. O Parque Municipal das Mangabeiras atrai um público vasto e de todas as idades: lugar para descanso, cultura, lazer e esportes, cerca de 30 mil pessoas passam pelo espaço todo mês. O projeto paisagístico é assinado por Burle Marx, e as áreas de convivência pedem uma cesta de piquenique durante a primavera.
Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras Telefone: (31) 3277-8277 / (31) 3277-9697 Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo e feriados, das 8h às 18h (entrada até as 17h).
Continua depois da publicidade
Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Antes da inauguração de Belo Horizonte, o Parque Municipal foi fundado em 1897 e se tornou reduto de tranquilidade e de contato com a natureza e com a cultura na capital mineira. Com suas roseiras e coreto, o parque teve sua concepção inspirada nos parques franceses da Belle Époque. A localização central, a grande área verde, os três lagos e o parque de diversões tornam o parque um favorito entre os belo-horizontinos. O espaço é também casa do Teatro Francisco Nunes e do Palácio das Artes, e abriga diversos eventos culturais da cidade.
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro Telefone: (31) 3277-4161 Horário de Funcionamento: Terça a domingo e feriados, das 6h às 18h.
Parque da Cidade Nova
Mais conhecido como Parque Cidade Nova, o Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni foi criado em 1990, a partir de um movimento da comunidade. Na área de 14.100 metros quadrados predomina vegetação exótica, ornamental e de árvores frutíferas, compondo um belo recanto para contemplação em Belo Horizonte. O visitante pode usufruir ainda de brinquedos, do teatro de arena e de aparelhos de ginástica.
Endereço: Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022 - Cidade Nova Telefone: (31) 3277-5621 Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 7h30 às 18h.
Parque Municipal Juscelino Kubitschek
A popular Praça JK, ou Parque Municipal Juscelino Kubitschek, ocupa uma área de cerca 28 mil metros quadrados no bairro Sion. Os visitantes têm diversas opções para lazer e prática de exercícios nas áreas de convivência, com brinquedos, quadra de futebol, pista de caminhada, equipamentos de ginástica e equipamentos de alongamento para a terceira idade.
Endereço: Avenida Bandeirantes, s/nº - Sion – com as ruas Engenheiro Caetano Lopes, Professor Melo Cançado e Nova Era Telefone: (31) 3277-5972
Parque das Águas
O Parque Roberto Burle Marx foi inaugurado em 1994 pela comunidade do Barreiro. Seus 170 mil metros quadrados de área fazem parte do complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, divisa da Serra do Curral. Mais conhecido entre os belo-horizontinos como Parque das Águas, o espaço conta com várias nascentes de rios, que formam o córrego do Clemente (afluente do ribeirão Arrudas). Campos de futebol, quadras poliesportiva, pista de caminhada e playground estão à disposição dos visitantes.
Endereço: Avenida Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa Telefone: (31) 3277-5968 Horário de Funcionamento: Diariamente das 7h às 18h.
Parque Julien Rien
Inaugurado em 1978, o Parque Julien Rien une as avenidas Bandeirantes e Francisco Deslandes, com uma escadaria que liga as duas entradas. Parte da área de proteção ambiental no entorno da Serra do Curral, o parque é também zona de preservação de nascente. Como opções de lazer, o parque oferece áreas de convivência, uma pista de skate e equipamentos de ginástica.
Endereço: Avenida Bandeirantes, s/nº / Avenida Francisco Deslandes, s/nº - Anchieta Telefone: (31) 3277-5972 Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h
Parque Ecológico da Pampulha
Na orla da lagoa da Pampulha, o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego é opção para lazer, esporte e descanso ao ar livre para os belo-horizontinos. Nos fins de semana, crianças empinando pipa, pessoas andando de bicicleta, fazendo piqueniques ou caminhada fazem parte do cenário do parque. A área de 300 mil metros quadrados é dividida em três espaços: um aberto à visitação pública; um segundo reservado a passeios monitorados de pesquisadores; e um espaço restrito, de reserva florestal. O parque conta ainda com um coreto, onde ocorrem apresentações culturais e com o monumento Memorial da Imigração Japonesa.
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 Telefone: 31 3277-7439 Horário de Funcionamento: Terça a quinta (grupos agendados) e sexta a domingo (público em geral).
Parque Mata das Borboletas
Com uma área de 35.500 metros quadrados, com brinquedos, trilha ecológica, equipamentos de ginástica e área de convivência, o Parque Mata das Borboletas é uma ótima opção para os dias de clima agradável. O nome do espaço se deve à grande quantidade de borboletas que vivem lá, sem contar os mamíferos e aves que compões uma fauna rica e garantem uma aproximação com a natureza no meio da cidade.
Endereço: Rua Assunção, 650 - Sion Telefone: (31) 3277-8221 Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h.
Parque Mosteiro Tom Jobim
Anjico, ipê guapuruvu, embaúba e camboatá são algumas das espécies nativas que podem ser encontradas dentro do Parque Mosteiro Tom Jobim, no bairro Luxemburgo. A área do parque, implantado em 2001, é de cerca de 6.400 metros quadrados. Para lazer e entretenimento, o visitante encontra no espaço brinquedos, mesas de jogos, quadra esportiva e academia a céu aberto.
Endereço: Rua Dr. Ismael de faria, 150 – Luxemburgo Telefone: (31) 3277-8816 Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h
Parque Municipal Jacques Cousteau
Localizado na região Oeste, o espaço do Parque Jacques Cousteau já funcionou como depósito de lixo de Belo Horizonte. Transformado em horto para a produção de mudas de árvores e plantas ornamentais, muitas das mudas floresceram no local, compondo parte da vegetação da mata. Hoje, o local tem 80% do território coberto pela vegetação, predominantemente arbórea. O parque foi implantado em 1999 e ocupa uma área de cerca de 335 mil metros quadrados, que oferece aos visitantes brinquedos, espaços de convivência, academia e trilha ecológica.
Endereço: Rua Augusto José dos Santos, 366 - Betânia Telefone: (31) 3277-5972 Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 7h às 18h.