10 curiosidades sobre o naufrágio do navio Titanic que você ainda não sabia
O maior acidente marítimo da história tem detalhes pouco conhecidos e diferenças em relação ao filme.
Titanic
O filme Titanic, grande sucesso do cinema, dirigido pelo diretor James Cameron, retrata a história da maior tragédia marítima da história, que resultou na morte de 1.517 das 2.223 pessoas a bordo. A história de Kate e Jack, vividos Kate Winslet e Leonardo di Caprio, romantizou o acidente.
Em 2015, o naufrágio completou 103 de história, mas foi o filme que "construiu" a memória de muitas pessoas. Nem tudo o que passa no filme foi verídico e alguns detalhes da tragédia também não foram contados.
O Guia da Semana listou 10 curiosidade sobre o naufrágio do Titanic para você poder comparar com o filme. Veja mais:
1) 30 segundos
Se o piloto do navio tivesse percebido a presença do iceberg com pelo menos 30 segundos de antecedência, ele teria evitado o catástrofe. Meio minuto...
Continua depois da publicidade
2) Foi real!
Uma das cenas mais emblemáticas do filme é a hora que o navio está naufragando e a orquestra continua tocando como se nada tivesse acontecido. Eles ficaram tocando por horas mesmo após a batida.
3) Eu bebo sim...
Um dos sobreviventes do naufrágio foi o pasteleiro-chefe do navio, Charles John Joughin, que na época tinha 33 anos. Ele conseguiu a façanha de sobreviver na água congelante do Atlântico Norte entre uma e duas horas. O motivo? Ele tinha bebido uísque ou licor antes do acidente, e o alto teor etílico em seu sangue evitou o congelamento dos órgãos. Claro que Charles foi super resistente, mas esse fator contribuiu bastante para sobrevivência.
4) Demorou
A impressão que o filme passa é que o naufrágio e a queda da navio aconteceram rapidamente. Na realidade o navio levou quase 3 horas para submergir completamente.
5) Destroços eternos
A maior parte dos destroços do Titanic só foram encontrados 73 longos anos depois do acidente, a 600 km da costa de Newfoundland e a 4 km abaixo da superfície. Será que ainda tem uns destroços navegando por aí?
6) Pressa e falta de treino
Os 20 botes que o Titanic possuía para resgate tinham capacidade de salvar mais de 50% dos passageiros do navio. Acontece que no desespero e com muita pressa de jogá-los aos mar, apenas 31,6% conseguiram embarcar e sobreviver. O maior agravante disso é que um treinamento seria feito durante a viagem, mas foi cancelado pelo capitão por razão desconhecida. Imagina quantas vidas seriam poupadas...
7) A última
Millvina Dean tinha apenas 2 meses e 13 dias de idade e era a mais jovem passageira a estar a bordo no navio. O então bebê sobreviveu e cresceu com esse trauma de estar presente na tragédia. Millvina Dean faleceu em 2009, aos 97 anos de idade. Foi a última passageira do navio a falecer.
8) Era pra ser...
O barco SS Californian era o barco mais próximo do Titanic na hora do acidente, mas infelizmente ele não respondeu aos chamados de socorro. A primeira embarcação que chegou ao local do acidente foi a embarcação Carpathia, mas já era tarde demais. O acidente se deu por volta das 23h40 e o navio só chegou às 4h da manhã.
9) -2ºC
Essa era a temperatura da água durante o acidente. O filme retratou bem, pois, com essa temperatura, muitas pessoas morreram em aproximadamente 15 minutos congeladas. Tenso!
10) Titanic II
E não é que o navio vai finalmente cruzar o Atlântico? O bilionário australiano Clive Palmer foi quem fez a ideia sair do papel. O navio terá o design do antigo, mas claro que modernizado. Algumas salas do navio serão reconstruídas e terão botes salva-vidas para todos os passageiros (ufa). Mais de 50 mil pessoas estão na lista de espera da viagem.