A capital mais antiga do Brasil promete ótimos passeios culturais e gastronômicos.
Recife
Recife, a capital mais antiga do Brasil, foi fundada em 1561 e é a principal metrópole do eixo Norte-Nordeste. Com população estimada em cerca de 1.600.000 habitantes, a capital pernambucana preserva marcas culturais e históricas do passado, quando nasceu no período colonial no meio das disputas entre holandeses e portugueses.
Apelidada de "Veneza Brasileira", Recife mistura boas praias com todo essa mescla de cultura e história. A cidade ainda possui lindas praias próximas, que valem a visita, como Porto de Galinhas e Ipojuca, além da tradicional e histórica Olinda, com um dos carnavais mais famosos do Brasil.
Recife é prato cheio para o lazer. Sabendo disso, o Guia da Semana listou 10 coisas para fazer ou conhecer na cidade. Confira:
Teatro de Santa Isabel
Com 165 anos de história, é uma das principais jóias da cidade. Ícone da arquitetura Neoclássica de Pernambuco. Ao longo do tempo, o teatro já passou por algumas reformas, mas sem perder a essência. Está aberto para visitas durante a semana e sempre tem peças em cartaz.
Continua depois da publicidade
Passeio de Catamarã
Uma maneira diferente de conhecer e apreciar pontos turísticos da cidade é através do passeio de catamarã, pelo rio Capibaribe. Recife tem oito pontes históricas, que cortam as três ilhas do centro. Uma delas foi a primeira ponte construída no Brasil, por Maurício de Nassau. O casario da Rua Aurora e o Marco Zero são outros lugares que o passeio contempla.
Oficina Brennand
Um dos locais mais procurados pelos turistas é a Oficina Brennand, espaço criado pelo artista Francisco Brennand voltado para a cerâmica e para a pintura. Lá estão reunidas mais de 2.000 peças espalhadas pelos 15 mil metros quadrados da oficina. Uma boa pedida é fazer uma parada no Café Brennand durante a visita.
Praia da Boa Viagem
Com 7 km de extensão, a Praia da Boa Viagem é a principal da orla recifense. Muitos hotéis ficam concentrados nessa área. A praia é boa para praticar esportes, pedalar pela ciclovia e correr ou caminhar no calçadão. As melhores partes para o banho de mar são sinalizadas. Aproveite para sentar em algum quiosque e petiscar delícias da culinária local.
Mercado de São José
Se quiser fazer uma comprinha, seja lá o que for, o Mercado de São José tem tudo o que você imaginar em compras. É um dos 24 mercados públicos da cidade, sendo mais conhecido. Foi inaugurado em 1875 e tem mais de 500 boxes de lojas, com destaque para as áreas de artesanato e alimentos.
Parque Dona Lindu
O nome é uma homenagem à mãe do ex-presidente Lula. O local possui uma escultura dela com os filhos. É ótimo para o lazer, caminhadas e corridas. Além de ficar à beira-mar, o parque foi projetado por Oscar Niemeyer e possui um teatro e uma galeria.
Visita a Olinda
A histórica cidade de Olinda é considerada quase um bairro pelos recifenses por ficar apenas a 10 km da cidade. Foi declarada em 1982 como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. A cidade inteira é bacana para ser explorada, as casas antigas, ladeiras históricas, igrejas famosas, restaurantes... Em qualquer viagem para Recife, tire um dia para conhecer Olinda.
Gastronomia
Recife é perfeito para quem quer comer bem. Para se ter ideia, em número de restaurantes, a capital só perde para São Paulo e Rio de Janeiro. São mais de 10.000 estabelecimentos. Mas, se está em Recife, o ideal é aproveitar a gastronomia local. São muitos pratos típicos, como, por exemplo, caldinho de feijão, macaxeira com charque, sarapatel com farinha, tapioca, queijo coalho, escondidinho... E muito mais! Dois restaurantes que você precisa ir para comer a comida nordestina são o Parraraxá e o Leite, o restaurante mais antigo do Brasil que funciona até hoje.
Recife Antigo
É o bairro mais charmoso da cidade. Não é residencial e possui diversos estabelecimentos e centros comerciais. Um passeio por lá é garantia de conhecer muitos lugares. Alguns deles são: O Marco Zero, ponto inicial da cidade e um dos principais cartões-postais, o Parque das Esculturas, a Rua do Bom Jesus, cheio de casas coloridas, o Centro de Artesanato e muito mais... O ideal é fazer um roteirinho antes de visitar o bairro, para escolher todos os pontos desejados.
Itaipava Arena Pernambuco
Um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, fica na região metropolitana de Recife, em São Lourenço da Mata. Para quem gosta de futebol, conhecer um estádio de primeiro do mundo e que abrigou jogos da Copa é sempre um passeio interessante.