10 coisas para conhecer (ou fazer) em Porto Alegre
A capital gaúcha tem muitas opções culturais e artísticas pela cidade.
Porto Alegre
Porto Alegre pode não ser uma das maiores capitais do Brasil em área e população, mas é uma das cidades brasileiras com melhores índices de desenvolvimento e de emprego. E não fica apenas nisso. A capital do Rio Grande do Sul apresenta ótimas opções para o turismo, além dos costumes e tradições que a diferenciam e encantam pessoas do mundo todo.
A terra do churrasco e do chimarrão também é repleta de alternativas para quem gosta de história e arte e tem muitos pontos pelas ruas que são históricos.
Sabendo disso, tchê, o Guia da Semana listou 10 coisas para fazer (ou conhecer) em Porto Alegre. Confira:
Jardim Botânico de Porto Alegre
Costuma receber cerca de 60 mil visitantes por ano e é um dos cinco principais do Brasil. O jardim conta com mais de 60 hectares de área. Estima-se que tem 653 espécies arbóreas e mais de 3 mil examplares.
Continua depois da publicidade
Museu Iberê Camargo
Construído em 2008 em um ponto estratégico na Avenida Padre Cacique, o Museu Iberê Camargo se tornou um dos pontos culturais de referência em Porto Alegre. Se por fora a arquitetura do prédio se destaca, por dentro é a arte contemporânea que chama a atenção. No topo do museu também fica uma cafeteria que proporciona uma bela vista da cidade.
Visitar a Arena e o Beira-Rio
Os estádios dos maiores clubes gaúchos também agradam os turistas. E ambos estão modernos. A Arena do Grêmio substituiu o antigo Estádio Olímpico e agora é o oficial do clube. A inauguração foi em 2012 e o estádio é multiuso. O Beira-Rio passou por reformas e se já era um dos principais do Brasil ficou ainda mais moderno após ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
Theatro São Pedro
É o teatro mais antigo da cidade. Era muito famoso até a década de 70, quando passou por uma crise e foi reformado em 1975. Na década de 1980 voltou com força total e até hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade. Muitas peças e shows acontecem diariamente no teatro.
Mercado Público
É Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. É um prédio que funciona como uma espécie de shopping, um mercadão que possui lojas que vendem de tudo, até coisas bizarras. Também possui restaurantes e lanchonentes e pode ser uma boa alternativa para encontrar os amigos. O Bar Naval, com 101 anos de idade, e a Banca 40 são dois pontos tradicionalíssimos do Mercado. Fica no Centro Histórico.
Brique da Redenção
É o lugar mais popular dos domingos de Porto Alegre. Fica junto ao Parque Farroupilha e funciona como uma grande feira cultural desde a década de 70. Muitos grupos de tribos diferentes, famílias e crianças aproveitam o local. Mais de 300 tendas de arte se espalham pelo parque.
Orla do Guaíba
A bela orla, que foi revitalizada recentemente, é uma ótima opção para passear à tarde, seja para andar de bicicleta ou até mesmo para assistir o pôr-do-sol de um lugar privilegiado.
Tomar chimarrão e comer churrasco
Conhecer Porto Alegre e não experimentar a bebida típica da região é quase uma desfeita. Uma sugestão é experimentar o chimarrão na Praça Carlos Simão Arnt, a ENCOL. Outra comida típica do Sul é o churrasco. Alguns lugares em Porto Alegre tem tradição, como o Komka, Barranco, NB Steak e Miau do Cabral.
Casa de Cultura Mario Quintana
É um dos centros culturais mais completos da América Latina e mais uma opção cultural interessante na cidade. Possui salas de teatro e outras para apresentações artísticas. Fica no prédio antigo do Hotel Majestic, que é tombado como patrimônio histórico do Estado desde 1982.
Parque Moinhos de Vento
O popular Parcão é o coração do bairro mais nobre de Porto Alegre, que dá o nome ao parque. Tem ótimas opções para o esporte, como quadras de tênis, campos de futebol, pistas de bocha, atletistmo e até patinação. Uma boa ideia é fazer um piquenique no local.