A capital do Amazonas surpreende positivamente os turistas com seus encantos.
Manaus
Manaus é uma das capitais brasileiras que reserva grandes surpresas para os turistas. Talvez não seja um polo turístico pela distância e a falta de informação, mas a cidade é um prato cheio para quem gosta de apreciar belezas naturais e ainda aproveitar uma ótima gastronomia e passeios culturais.
O tempo é úmido e a temperatura costuma bater na casa dos 40 graus frequentemente. Um dos grandes atrativos da cidade é passear de barco no encontro dos rios Negro e Solimões, que tem cores diferentes e não se misturam pela densidade e temperatura.
O Guia da Semana listou 10 coisas para fazer ou conhecer em Manaus. Confira:
Praias
O forte calor da cidade é um pedido quase único para que os turistas visitem as praias. Apesar de não ter mar e praia de água salgada, o Rio Negro forma belas praias e algumas são ótimas para relaxar e aproveitar o dia, como Tupé, Japonês e Açutuba.
Continua depois da publicidade
Teatro Amazonas
Um dos pontos obrigatórios de Manaus é o famoso Teatro Amazonas. Inaugurado em 1986 e com toques da arquitetura europeia é o grande cartão postal da cidade. Está aberto para visitação durante toda a semana, além de ter ótimas peças em cartaz.
Café da manhã
Umas das grandes tradições de Manaus é o Café da Manhã Regional, que atrai não só os manauenses, mas também os turistas. A refeição conta com sabores exclusivos da Amazônia e muita fartura. O dia preferido das pessoas é no domingo. Dois points famosos são o Café da Manhã da Priscila e o Café da Manhã da Nelma.
Encontro dos rios
A cidade oferece muitos passeios de barco para desbravar os rios e conhecer de perto belezas naturais. Desses, o que mais faz sucesso entre os turistas é observar e passear pelo encontro dos rios Negro e Solimões, que diferem cores e não se misturam devido a densidade, temperatura e velocidade das correntezas. Parece ser algo improvável, mas é real.
Gastronomia
A gastronomia da região tem muita influência da culinária indígena, além de toques de outros continentes, como Europa e África. O peixe é o grande nome das refeições amazonenses, com destaque para o tambaqui, pirarucu e o tucunaré. O pato ao tucupi e o açaí são outros que qualquer visitante precisa experimentar.
Interação com botos
No Parque Nacional de Anavilhanas, um dos passeios mais procurados é a de interação com botos cor-de-rosa. Vale lembrar que o mergulho com os botos tem autorização de órgãos responsáveis da região.
Zoológico do Cigs
Um dos passeios legais para fazer em família é o zoológico do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), pertencente ao Exército Brasileiro. Animais como macacos, cobras, aves e felinos, que estão com perigo de extinção, estão lá. A área das onças é a que mais faz sucesso.
Arena da Amazônia
O antigo estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, foi demolido para a construção da Arena da Amazônia, que foi palco da Copa do Mundo 2014. Foi um dos estádios que mais agradou os turistas durante a Copa e é uma ótima dica de passeio para quem deseja conhecer Manaus.
Encontrar jacarés
O Parque Ecológico do Janauari tem trilhas e opções de pescaria, mas um dos passeios que os turistas gostam é o encontro com jacarés. Precisa ter coragem, pois o barco passa próximo e os guias costumam mexer com os animais!
Jardim Botânico Adolpho Ducke
O jardim botânico de Manaus é o maior do mundo. Foi criado em 2000 e possui, ao longo de uma trilha, espécies de angelim-pedra, castanha-de-macaco e tachi, árvores diferentes e que são raras de ser vistas em outros lugares.