Caso estivesse vivo, Renato Russo completaria exatos 52 anos nesta terça-feira (27 de março), mesmo ano em que o Legião Urbana faria 30 anos de existência. Pensando no cenário musical atual, é curioso imaginar como estaria a carreira do poeta carioca em meio a tantos festivais e inovações da indústria. Entretanto, torna-se fácil relembrar o que de melhor aconteceu na vida do artista durante três décadas de vida.
• Confira os shows internacionais de 2012
• Veja os shows que acontecem nesta semana
• 1982: O Ano do Rock Nacional
• Fê Lemos, do Capital Inicial, fala sobre o Aborto Elétrico
Nascido Renato Manfredini Júnior, no Rio de Janeiro, o compositor foi encontrar em Brasília o pano de fundo para os primeiros passos no mundo da música. Se em sua primeira banda, o Aborto Elétrico, ele não viu condições para expor os pensamentos, no Legião Urbana, por outro lado, o cantor viu sustentação para emplacar diversos hinos.
Após inúmeros sucessos e apresentações que fizeram o país cantar suas composições como "Que País É Esse", "Eduardo e Mônica", "Pais e Filhos", "Será", entre outras, em 11 de outubro de 1996 Renato Russo deixou um legado de fãs órfãos.
Como forma de homenagem ao Trovador Solitário, o Guia da Semana preparou uma lista com as principais canções que ganharam fama na voz de Renato Russo:
Pais e Filhos
Eduardo e Mônica
Faroeste Cabloco
Será
Ainda É Cedo
Tempo Perdido
Vento no Litoral