Você pode até não saber quem é David Bowie - o que, por si só já é um pecado -, mas com certeza você conhece ele. Se você já viu The Runaways (o filme), ou se acha o raio azul da Lady Gaga o maior bafo, deixa eu te contar: Bowie.
+ Conheça a exposição de David Bowie, que chega ao Brasil em 2014
+ Veja porque você precisa conhecer o diretor e músico David Lynch
Esse gato nasceu em 8 de janeiro e, portanto, tem 67 anos. Além de produtor musical, um músico hiper talentoso e ator, ele foi, e ainda é, um símbolo que quebra padrões e preconceitos desde os anos 70.
O cara começou a bombar em 1969, com o som Space Oddity, mas foi na maravilhosa época do glam rock, no fim dos anos 70, começo dos 80, que ele realmente marcou os corações de muita gente por aí. Ele criou um alter ego andrógino, genial e que deixa muito marmanjo por aí no chinelo. Seu nome? Ziggy Stardust.
Ou seja, a super estrela na cara que a Lady Gaga usou é puramente um tributo a David Bowie. Para vocês terem uma noção, o impacto que Ziggy causou na galera nos 80's foi um dos maiores que alguém já conseguiu na história do mundo inteiro, não só pelo visual da persona, mas pela inovação de conceito musical e melódico e reinvenção contínua.
Ziggy foi do glam ao punk, e acabou tão magicamente quanto foi criada, dando lugar a outra persona de Bowie, Thin White Duke, numa pegada bem mais sexy, sombria e byronista. O som minimalista confundiu geral que ainda estava com a memória bem marcada por Ziggy.
Mas Bowie não parou por aí. Experimentou estilos musicais como industrial, drum and bass e mais. E agora, depois de quase 10 anos em hiato, seu último álbum The Next Day (seu vigésimo sétimo), em só uma semana alcançou o top mais vendido da Inglaterra, e está concorrendo a 3 Grammys. Mole?
Além da super carreira musical, Bowie cursou teatro e mímica, atuou em várias peças e filmes, como "Labyrinth", "The Virgin Soldiers", "The Man Who Fell To Earth", "O Homem Elefante" e "Christiane F". Também fez ponta em "Monty Python" e negou ser o vilão no 007 de 1985. Tudo isso antes dos anos 90. Mais recentemente, atuou em "O Grande Truque" e dublou personagens em "Arthur e os Minimoys" e "Bob Esponja".
Bowie também é dono do par de olhos mais legal que você vai ver em toda sua vida, pode ter certeza. Isso porque ele levou um soco na escola em uma briga, o que deixou ele com a pupila esquerda dilatada para sempre, chamado assincronia. Como se não bastasse, ele também tem heterocromia, o fenômeno de ter um olho de cada cor. Gotta love Bowie.
O biógrafo David Buckley, sobre David Bowie: "A essência da contribuição de Bowie à música popular se deve por sua notável capacidade de analisar e selecionar as ideias que estão de fora do mainstream—da arte, literatura, teatro e cinema—e trazê-los para dentro, de modo que o pop é constantemente alterado." E completa: "Só uma pessoa levou o glam rock a novas alturas rarefeitas e inventou personagens no pop, casando teatro e música popular num todo poderoso."
Se você pirou a cadeira e quer saber mais sobre o artista, pode ficar ligadinho que dia 31 de janeiro de 2014, vem de Londres a exposição "Bowie - The Exhibition" no MIS. Lá você vai ver mais de 300 itens do artista, como as roupas que ele usou em shows, set lists, manuscritos, desenhos, instrumentos, trechos de shows e etc. Tudo isso embalado pelas suas músicas e trechos de entrevistas do cara. Saiba mais sobre a exposição aqui.