Que a música não tem fronteira, isso nós já sabemos. Mas que é possível fazer música a partir de qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, nem todo mundo tem essa noção. Seja usando o próprio corpo, aparelhos eletrônicos, objetos e até mesmo a natureza, tudo pode emitir som e se transformar depois em uma bela canção.
+ Conheça 10 aplicativos indispensáveis para quem curte música
+ As últimas palavras dos ídolos da música
+ Red Bull Music Academy completa 15 anos e lança documentário
Para provar que a criatividade humana não tem limites, o ObaOba resolveu listar nove formas inusitadas de fazer música que com toda a certeza irão te surpreender. Confira:
Impressora matricial
A música não tem limites e prova disso foi o que o pessoal da MIDIDesaster fez ao modificar uma antiga impressora matricial transformando ela em uma verdadeira máquina de "tocar" a música "Eye of the Tiger", do Survivor. Para quem não se lembra, essa é a música tema do filme de Rocky Balboa (Sylvester Stallone).
Baldes
No melhor estilo Olodum, esse australiano conhecido apenas como Gordo foi capaz de parar uma multidão nas ruas de Tóquio ao improvisar uma bateria usando apenas baldes plásticos e muita habilidade.
Floppy drive
Na mesma linha dos amantes de informática, o pessoal do canal Gigawipf criou uma máquina capaz de fazer uma verdadeira sinfonia usando os antigos floppy drives (leitores de disquete). Prova disso é essa versão fantástica da música "Tainted Love", do Soft Cell.
Utensílios domésticos
No Brasil, o artista plástico e chef curitibano Washington Silveira realiza a Kitchen Dub Experience, um jantar performático que mistura alta gastronomia e muita música, feitas com os utensílios usados diariamente em uma cozinha. Bem legal!
Nádegas
Se fazer batuque no balde já é legal, agora imagina fazer um som usando bundas femininas de biquíni? Sim, isso é possível e o músico profissional Jorge Perez que também é percussionista de uma banda espanhola chamada Patax fez isso. Criativo, porém deve dar dor nas costas das meninas.
Gelo
Considerado um dos mais brilhantes percussionistas do mundo, Terje Isungset consegue retirar sons fantásticos de algo impensado: instrumentos musicais esculpidos pelo próprio artista com o mais puro gelo glacial.
Taças de água
Lembrando aquela velha brincadeira de criança, esse artista de rua faz um verdadeiro espetáculo usando apenas taças de água e as pontas dos dedos. Nesse vídeo ele toca a linda "Hallelujah", canção de Leonard Cohen.
Natureza
Que na natureza há sons lindos isso todo mundo sabe. Agora, esse músico chamado Diego Stocco consegue fazer lindos sons utilizando apenas recursos como uma árvore, frutos, sementes, flores e até mesmo o zumbido de uma abelha com um pequeno microfone. Incrível!
Homem obeso
Por fim, Matt Nickel, Liahona Seumanu e Tyrell Pastor resolveram mostrar a complexidade do corpo humano e usaram a barriga de Niu Luamanuvae, um samoano obeso, para servir de bateria no projeto Tummy Talk. O som que sai disso é sensacional.