Shows
Por Adriano Bertin

50 anos da Garota de Ipanema

Famosa em vozes nacionais e internacionais, obra de Tom Jobim e Vinícius de Moraes foi concebida em 1962 com série de shows.

Imagem presente no documentário A Música Segundo Tom Jobim (Divulgação)

Amy Winehouse, Frank Sinatra, Elis Regina e João Gilberto. Além de ter seus respectivos nomes registrados para sempre no hall da música internacional, os quatro cantores integram o time de artistas que foram seduzidos pela sonoridade ímpar de uma única canção: “Garota de Ipanema”.

Concebida há exatos 50 anos, em 1962, pela união de dois mestres na arte da composição - Tom Jobim e Vinícius de Moraes - a música, cuja letra traduz o trajeto de Helô Pinheiro entre o Bar Veloso e a praia carioca, tem lugar cativo na história da MPB e da Bossa Nova.

Documentário: A Música Segundo Tom Jobim
Elis Regina ganha homenagem com shows em SP
Chico Buarque visita São Paulo com longa turnê
Confira os shows internacionais de 2012

Lapidada para se enquadrar em outros idiomas e gêneros musicais, com versões conhecidas em alemão, francês e espanhol, a obra-prima comemora meio século de existência com fama no mundo todo sendo interpretada com ritmos do soul, jazz e até hip hop.

Aos saudosistas de plantão, segue uma lista com cinco interpretações da faixa que correu o mundo nas vozes de diversos cantores.

Tom Jobim e João Gilberto



Frank Sinatra e Tom Jobim



Amy Winehouse

Continua depois da publicidade



Elis Regina e Hermeto Paschoal



Roberto Carlos e Caetano Veloso

Por Adriano Bertin

Atualizado em 10 Abr 2012.