Ao longo de seus mais de 30 anos de carreira, Madonna Louise Ciccone tornou-se um dos maiores nomes da música e grande ícone pop de todo mundo. A cantora de 57 anos faz agora em 2015 uma turnê especial em homenagem a sua trajetória e, pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 curiosidades que você precisa saber a seu respeito. Confira:
ORIGENS
Madonna nasceu em 1958, em Michigan, mas foi criada nos subúrbios de Detroit e Pontiac. A terceira filha de oito irmãos, perdeu a mãe ainda criança e, mais velha, ficou conhecida por suas notas elevadas, alcançando notoriedade por seu comportamento pouco convencional: realizava piruetas e paradas de mão nos corredores entre as classes e levantava a saia durante a aula, de modo que os meninos pudessem ver sua calcinha. Foi líder de torcida e, quando se formou, ganhou uma bolsa de estudos de dança na Universidade de Michigan.
SONHO ADOLESCENTE
O maior sonho da cantora pop, desde a infância, era ser bailarina. Ela, então, convenceu o pai a deixar que tivesse aulas e foi persuadida por Christopher Flynn, seu professor, para trilhar uma carreira na dança.
Algum tempo depois, abandonou a faculdade e mudou-se para Nova York. Ela tinha pouco dinheiro e trabalhou como garçonete e faxineira no Dunkin' Donuts e em outros estabelecimentos.
INÍCIO NA MÚSICA
Madonna começou a trabalhar como dançarina de apoio para outros artistas consagrados. Envolveu-se romanticamente com o músico Dan Gilroy e, juntos, formaram sua primeira banda de rock, a Breakfast Club, na qual Madonna cantava, tocava bateria e guitarra.
O tempo passou, ela deixou a Breakfast Club e, junto de seu novo namorado Stephen Bray, criou a Emmy. Porém, devido a dificuldades financeiras, aceitou fazer baking vocals para o cantor alemão Otto Von Wernherr. Assim, sua música impressionou o DJ e produtor Mark Kamins, que arranjou um encontro entre ela e o fundador da Sire Records, produtora que fez seu primeiro contrato.
PRIMEIRO ÁLBUM
Seu primeiro álbum foi lançado em 1983. Antes disso, ela já fazia sucesso com a música Everybody. O trabalho vendeu mais de 10 milhões de cópias e alcançou o primeiro lugar das paradas de diversos países.
MODA
Conforme Madonna ficava conhecida, seu estilo e roupas, além de performances, começavam a influenciar o público feminino. Todo seu universo foi criado pelo estilista e designer de joias Maripol e o olhar consistiu em tops de renda, saias sobre calças capri, meia arrastão, com joias de crucifixo, pulseiras e cabelos descoloridos.
CANTORA COM MAIS PRÊMIOS
Madonna é a cantora que mais acumulou prêmios na história da música. Ao todo são 300 prêmios.
MATERIAL GIRL
Nem todo mundo sabe, mas o clipe Material Girl foi inspirado numa cena do filme Os Homens Preferem as Loiras, com a eterna musa do cinema Marilyn Monroe.
MAIOR AUDIÊNCIA
A maior audiência de um concerto de internet foi de Madonna. O concerto Brixton Academy foi visto por 8 milhões de pessoas.
CINEMA
Madonna estreou no cinema com o filme "Procura-se Susan Desesperadamente" e também foi casada com o ator Sean Penn. Entre os outros que participou, estão: "A Surpresa de Xangai", "Quem é Aquela Garota", "Dick Tracy" e "Evita". Ao todo, a musa soma 20 longa metragens.
GLOBO DE OURO
O papel de Evita Perón no musical "Evita" rendeu-lhe o Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema.
APELO SEXUAL
Em 1992, Madonna lançou um livro de fotografia chamado "Sex", onde ela aparece nua em cenas de sadomasoquismo, voyerismo e lesbianismo. O livro causou escândalo no mundo todo e ajudou a carreira da cantora. No mesmo ano, Madonna lançou o disco "Erotica", também com forte apelo sexual.
LIVROS
Além de cantora, dançarina e musa, Madonna também é escritora. Ela escreveu cinco livros e o primeiro foi um conto infantil chamado "As Rosas Inglesas".