Whitney Houston completaria 50 anos nesta sexta, 9 de agosto. Uma das vozes femininas mais importantes dos últimos tempos, a cantora morreu em 2012 vitima de um afogamento acidental causado pelo uso de cocaína.
Ao longo de quase 30 anos de estrada, Whitney vendeu mais de 200 milhões de discos em todo o mundo e faturou sete prêmios Grammy. Viveu seu auge em 1992 com o lançamento de O Guarda-Costas, filme que estrelou ao lado de Kevin Costner e lhe rendeu o tema “I Will Aways Love You”, seu grande sucesso.
O Guia da Semana listou oito fatos marcantes sobre a eterna diva Whitney. Relembre:
Por Anderson Nascimento
8 momentos marcantes da vida de Whitney Houston
Cantora completaria 50 anos nesta sexta, 9; relembre sua trajetória, polêmicas e sucessos.
Capa do primeiro álbum de Whitney Houston, lançado em 1985
Estreia
Whitney é de uma família pra lá musical. Filha da cantora Cissy Houston e afilhada de Aretha Franklin, a moça começou cedo no mundo da música. E bem. Seu álbum de estreia, homônimo, foi lançado em 1985 e vendeu incríveis 25 milhões de cópias.
"O Guarda-Costas"
Whitney estreou no cinema em 1992 com o sucesso absoluto “O Guarda-Costas”. Ao lado de Kevin Costner a cantora – e agora atriz – estrelou um dos grandes sucessos cinematográficos daquele ano. “O Guarda-Costas” rendeu mais de 500 milhões de dólares em bilheteria no mundo inteiro. O tema do casal, “I Will Aways Love You”, interpretado pela própria Whitney, foi sucesso absoluto. Mas isso é assunto para outro momento marcante da nossa diva...
"I Will Aways Love You"
“I Will Aways Love You” é o grande sucesso da estelar carreira de Whitney Houston. O hit, trilha sonora de “O Guarda-Costas”, marca o auge de sua trajetória. Ao todo, a canção ficou 14 semanas no posto de mais tocada. E não é só isso. “I Will Aways Love You” é, até hoje, o single mais vendido de todos os tempos, com 10 milhões de cópias comercializadas.
Outros papéis no cinema
No embalo do sucesso de “O Guarda-Costas”, Whitney emplacou outros três filmes na década de 1990: “Falando de Amor”, em 1995; “Um Anjo Em Minha Vida”, em 1996; e “Cinderella”, em 1997, exibido apenas na TV. Whitney também emplacou canções na trilha-sonora de todos os longas. Mas, claro, nenhum dos filmes teve a mesma repercussão de “O Guarda-Costas”.
O grande sucesso de Whitney é uma regravação
Pouca gente sabe, mas o grande sucesso de Whitney Houston na verdade é uma regravação. Composta e gravada originalmente pela cantora country Dolly Parton em 1974, “I Will Aways Love You” só ganhou o destaque merecido quase duas décadas após seu lançamento original.
Casamento com Bobby Brown
Whitney vivia seu auge como cantora em 1992, ano que casou com Bobby Brown, músico que ganhou notoriedade nas décadas de 1970 e 1980 ao lado da boy band New Edition. A relação dos dois – que rendeu o nascimento da única filha de Whitney, Bobbi - foi marcada por conflitos e abuso do uso de drogas. Whitney Houston e Bobby Brown se divorciaram em 2006.
Volta aos palcos em 2009
Após seu conturbado divórcio com Bobby Brown em 2006, Whitney passou por maus bocados. Se os anos 1990 representaram o auge do sucesso da cantora, a década seguinte não foi tão frutífera. Afundada no vício em drogas, Whitney teve poucos momentos de destaque nos anos 2000. Um deles foi uma grandiosa turnê em 2009 que marcou sua volta aos palcos e faturou 36 milhões de dólares.
"I Will Aways Love You" para sempre
Não há dúvida que o grande sucesso de Whitney – mas nós já sabemos que, na verdade, a canção não é tãããão dela assim - é “I Will Aways Love You”. A música é tão marcante na vida e obra da cantora que seu título foi escrito em sua lápide, localizada num cemitério em Nova Jersey.
Por Anderson Nascimento
Atualizado em 9 Ago 2013.