Sabe quem é Yusuf Islam? E Yasiin Bey? Bom, a Katy Hudson você deve conhecer, certo? Não também? E se eu te falar que eles são Cat Stevens, Mos Def e Katy Perry, respectivamente? Pois é.
+ Saiba tudo sobre o Rock in Rio 2013
+ Confira os shows internacionais confirmados em 2013
Vários músicos mudaram de nome artístico ao longo dos anos. Uns por conta da religião, outros por conta da fé da numerologia e alguns só por frescura mesmo. Aproveitando que Cat Stevens – ou Yusuf Islam – anunciou sua primeira turnê no país, o Guia da Semana decidiu listar 10 artistas que mudaram de nome ao longo dos anos. Olha só!
Por Anderson Nascimento
10 músicos que mudaram de nome
Religão, numerologia, frescura... relembre alguns casos marcantes; tem Cat Stevens, Mos Def, Prince, Katy Perry e muito mais.
O músino britânico Cat Stevens (Divulgação)
Hoje: Yusuf Islam | Antes: Cat Stevens
Cat Stevens – que recentemente anunciou sua primeira turnê em terras brasileiras – mudou de nome artístico em 1978 após se converter ao Islamismo. Desde então, o cantor e compositor britânico é conhecido como Yusuf Islam.
Hoje: Naldo Benny | Antes: Naldo
Naldo é um fenômeno do funk melody. O cara já emplacou hits como “Amor de Chocalate” e “Exagerado” nas paradas do Brasil. Mas o cara quer mais: Naldo quer conquistar o mundo. E acrescentar o segundo nome “Benny” é a prova cabal desse plano.
Hoje: Katy Perry | Antes: Katy Hudson
A hoje sexy e pop Katy Perry já foi uma recatada cantora gospel. Isso mesmo. No início dos anos 2000 ela lançou seu álbum de estreia com canções religiosas. Nessa época, a cantora ainda era conhecida como Katy Hudson. Sua carreira guinou quando a moça comportada começou a beijar garotas – e gostar! – e ser conhecida como Katy Perry.
Hoje: Jorge Ben Jor | Antes: Jorge Ben
A fase mais frutífera de Jorge Ben Jor se deu na época que ele ainda era conhecido como Jorge Ben. O músico carioca mudou seu nome artístico em 1989. Alguns dizem que foi por conta Numerologia, outros garantem que Jorge trocou de nome para não ser confundido com George Benson, de olho no mercado norte-americano.
Hoje: "The Artist" | Antes: Prince
Prince mudou de nome em 1993. Mas a mudança foi uma das mais controvérsias na música. O cantor norte-americano mudou seu nome para um símbolo impronunciável, com origem e explicação desconhecidas. Fãs e imprensa, confusos, começaram a se referir a Prince como “The Artist” ou “O Artista”, em português.
Hoje: Diddy | Antes: Puff Daddy, P. Diddy e Puffy
Diddy talvez seja o recordista de mudança de nome entre músicos. Ao longo dos anos, o rapper já foi Puff Daddy, P. Daddy e Puffy. Puffy, inclusive, rendeu problemas legais com a banda japonesa Puffy AmiYumi. Hoje, o cara é conhecido apenas como “Diddy”.
Hoje: Snoop Lion | Antes: Snoop Dogg
Snoop Dogg se transformou em Snoop Lion em 2012. A mudança aconteceu na Jamaica e, segundo o rapper, foi motivada por um Padre Rastafari. Desde então, Snoop se dedica ao reggae. Seu mais recente álbum, “Reincarnated”, já traz fortes influencias musicais do estilo.
Hoje: Lily Rose Cooper | Antes: Lily Allen
A mudança de nome artístico da britânica Lily Allen não tem cunho religioso nem político. A cantora casou e decidiu adotar o sobrenome do maridão, Sam Cooper, também no trabalho. O comunicado oficial da mudança rolou em 2012. A ex-Allen agora é conhecida como Lily Rose Cooper.
Hoje: Jay Z | Antes: Jay-Z
Uma mudança sutil ainda é uma mudança. Jay Z abandonou o hífen. Antes o rapper era Jay-Z, sacou? Agora, como “novo” nome, o cara divulga seu novo álbum, “Magna Carta Holy Grail”, lançado este ano. O trabalho interrompe um hiato de quatro anos sem material inédito.
Hoje: Yasiin Bey | Antes: Mos Def
Mos Def é outro músico que mudou de nome em decorrência do Islamismo. O rapper se converteu aos 19 anos, mas manteve seu nome artístico até 2011. Seu atual nome, Yasiin Bey, é uma referência ao 36ª capítulo – ou sura – do Alcorão.
Por Anderson Nascimento
Atualizado em 25 Jul 2013.