Viagens
Por Redação Guia da Semana

Safári noturno

Que tal ir ao zoológico à noite? A aventura é possível no Passeio Noturno, uma espécie de tour que mostra o que os bichos fazem depois do pôr do sol.

A suçuarana é um dos animais de hábitos noturnos, e ela só sai para comer quando o sol cai (Divulgação)

Safári noturno

Preço(s) R$ 75; R$ 55 para crianças entre 5 e 10 anos.

Horário(s) 19h30.

Endereço
Avenida Miguel Stefano, 4241, 04301-012

Telefone (11) 5073-0811

Você quer ver de perto, e em ação, as onças, as corujas, os hipopótamos e outros animais que só aparecem quando anoitece? Então participe do Passeio Noturno do Zoológico de São Paulo, que fica na Água Funda. Um tour que é assiiim...uma Brastemp!

"Ele foi implantado nas atividades depois de observarmos a necessidade do visitante de conhecer e aprender um pouco mais sobre os animais de hábitos noturnos", explica a bióloga Inaiá Sedenho Manoel, uma das responsáveis pelo passeio. É nessa hora, no cair da tarde para o início da noite, que tigres, leões, hipopótamos, onças-pintadas, suçuaranas e tamanduás-bandeira, por exemplo, saem das suas tocas e vivem suas vidas.

O programa existe desde 2003 e as visitas precisam ser agendadas com antecedência. Os passeios acontecem duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, com duração de três horas. Como a visitação é feita toda a pé, vá preparado: use tênis e roupas confortáveis, para andar bastante sem se cansar. E pode levar os filhos: crianças a partir de cinco anos já podem participar.

Quando os participantes chegam ao zoológico, eles são recepcionados em um anfiteatro, onde os biólogos e outros responsáveis pelo tour noturno passam algumas informações aos visitantes. Tudo começa com o Programa Rapinantes, sobre as aves de rapina - uma coruja do zoológico é a "estrela" apresentada ao público. Em seguida, são os répteis o assunto principal. Se você tiver coragem, até pode passar a mão em uma serpente.

"A apresentação de répteis e anfíbios acontece durante o passeio, em alguns pontos específicos, onde o técnico do setor fala sobre curiosidades e características de serpentes e sapos", explica Inaiá. Pode acontecer de alguns bichos de hábitos diurnos, como as girafas ou os macacos, aparecerem por lá no meio do caminho. Se você se interessou pelo passeio, marque o quanto antes sua visita: o tour é tão disputado que as vagas se esgotam rápido. Afinal, não é todo dia que temos a oportunidade de ver e conhecer animais da noite bem de pertinho.

Mapa do local