Exposição
Por Sofia Zizza

Exposição 'Mira Schendel – esperar que a letra se forme' no Instituto Tomie Ohtake

Mostra explora a obra de uma das artistas mais significativas da arte brasileira do século XX.

Mira Schendel, Sem título, 1964, 50 x 70,5cm, créditos Ricardo Miyada (Foto: Divulgação (via assessoria Instituto Tomie Ohtake))

Exposição 'Mira Schendel – esperar que a letra se forme' no Instituto Tomie Ohtake

Preço Grátis

Data 25 Out-02 Fev 2025

Horário(s) de terça a domingo, das 11h às 19.

Endereço
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) - Pinheiros,

No dia 25 de outubro é inaugurada a exposição “Mira Schendel – esperar que a letra se forme”, no Instituto Tomie Ohtake. A mostra, que explora a presença dos signos gráficos, da letra e da palavra linguagem na produção artística de Mira Schendel, fica em cartaz até 2 de fevereiro de 2025. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 11h às 19h, gratuitamente.

Reunindo mais de 250 obras, entre pinturas, monotipias, desenhos, cadernos, objetos gráficos e uma instalação, a mostra é dividida em sete núcleos, convidando o público a imergir na presença da palavra na produção artística de Mira e suas interligações.

Reconhecida como uma das artistas mais significativas da arte brasileira do século XX, Mira
Schendel nasceu em Zurique, na Suíça. Devido à perseguição antissemita, fugiu para o Brasil em 1949, onde viveu e produziu grande parte de sua obra, dialogando com a Poesia Concreta, o Neoconcretismo e as experimentações artísticas das décadas de 1960 e 1970.

A exposição integra o programa semestral ‘palavra palavra palavra’, iniciado com o projeto ‘Poesia em presença – Entre cenas, slam, spoken word e rap’, e que contará ainda com o lançamento da publicação 'Caderno-ensaio 2: Palavra'.

Por Sofia Zizza

Mapa do local