Exposição “Artistas do vestir: uma costura dos afetos”, no Itaú Cultural
Mostra pensa a moda de maneira plural, como arte, política e forma de ser e estar no mundo.
Exposição “Artistas do vestir: uma costura dos afetos”, no Itaú Cultural
Preço Grátis
Data 27 Nov-23 Fev 2025
Horário(s) terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Avenida Paulista, 149,
De 27 de novembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, fica em cartaz a exposição “Artistas do vestir: uma costura dos afetos”, no Itaú Cultural. A mostra gratuita, que mais de 80 peças de mais de 70 artistas, pode ser visitada de terça a domingo.
Entre as peças expostas, 10 delas foram comissionadas, sendo quatro criadas exclusivamente para a mostra e seis exibidas pela primeira vez para o público nacional.
A exposição mostra perpassa grupos diversos do pensar e fazer moda brasileira. Cada um dos pisos é batizado por um tema – Ancestralidades, Contemporaneidades e Fazeres Contínuos –, mas todos se conectam e dialogam sem hierarquias ou cronologia.
O primeiro eixo tem foco em obras e artistas que trabalham com temáticas e grupos ancestrais, em um amplo leque de nomes, como as Bordadeiras do Curtume do Vale do Jequitinhonha, Angela Brito, Ekedy Sinha, Fernanda Yamamoto e Lino Villaventura.
Já o segundo, os trabalhos expostos abordam temas atuais, discussões diretamente ligadas a questões políticas, de gênero, raciais e performáticas, em uma mescla de nomes mais conhecidos da esfera da moda brasileira com outros independentes e alternativos, como Alexandre Herchcovitch, Dudu Bertholini, Rita Comparato, Fause Haten, entre outros.
O último eixo remete aos fazeres, desenhos e costuras contínuos de um ateliê de moda. É, também, um espaço para acolher performances, esculturas têxteis e oficinas, que serão organizadas pela equipe de educativa de mediação cultural e relacionamento do Itaú Cultural.
Guia da Semana Premium
- Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!
Por Sofia Zizza