Exposição
Por Sofia Zizza

Exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus no MAC-USP

Mostra apresenta 34 artistas de 16 estados brasileiros.

Rop Cateh Alma pintada em Terra de Encantaria dos Akroá Gamella (Território Indígena Taquaritiua, MA, Brasil). Em colaboração com Gê Viana (Santa Luiza, MA, 1986) (Foto: Divulgação (via assessoria - a4&holofote comunicação))

Exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus no MAC-USP

Preço Grátis

Data 05 Out-26 Jan 2025

Horário(s) de terça a domingo, das 10h às 21h.

Endereço
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP)
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Vila Mariana,

Inaugura dia 5 de outubro a 38º edição do “Panorama da Arte Brasileira: Mil graus”. A mostra gratuita, que fica em cartaz até janeiro de 2025, apresenta 34 artistas de 16 estados brasileiros. Em função da reforma da marquise do Parque Ibirapuera, a mostra será exibida no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

Com curadoria de Germano Dushá e Thiago de Paula Souza, o nome da edição, “Mil graus”, evoca a ideia de um “calor-limite”, onde tudo se transforma, fazendo referência às condições climáticas e metafísicas intensas que desafiam e conduzem a processos inevitáveis de transmutação.

A proposta é elaborar criticamente a realidade atual do Brasil sob a questão das mudanças climáticas. O projeto busca traçar um horizonte multidimensional da produção artística contemporânea brasileira, estabelecendo pontos de contato e contraste entre diversas pesquisas e práticas que, em comum, compartilham uma alta intensidade energética.

O corpo formado por 34 artistas e coletivos apresenta obras que abordam questões ecológicas, históricas, sociopolíticas, tecnológicas e espirituais, e utilizam tanto tecnologia avançada quanto materiais orgânicos, como o barro.

Por Sofia Zizza

Mapa do local