Cinema
Por Sofia Zizza

12ª edição da Novíssimo Cinema Brasileiro

CINUSP apresenta uma seleção da mais recente produção cinematográfica do Brasil.

'Samuel e a Luz' (Foto: Divulgação (via assessoria - CINUSP))

Este evento terminou

12ª edição da Novíssimo Cinema Brasileiro

Preço Grátis

Data 26 Ago-15 Set

Horário(s) de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, na Cidade Universitária | aos sábados e domingos, às 16h e às 18h, no centro Maria Antônia

Endereço
CINUSP
Rua do Anfiteatro, 109,

Entre os dias 26 de agosto e 15 de setembro, o CINUSP promove a 12ª edição da Novíssimo Cinema Brasileiro. As sessões gratuitas ocorrerão de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, na Cidade Universitária, e aos sábados e domingos, às 16h e às 18h, no centro Maria Antônia.

A mostra, uma tradição no CINUSP, apresenta mais uma vez o resultado de um amplo trabalho de curadoria, trazendo filmes e lançamentos significativos da produção nacional dos últimos anos. Serão exibidos 15 longas, incluindo uma pré-estreia, além de uma sessão especial de curtas universitários em parceria com o Festival Mosaico. Várias sessões contarão com debates.

Dentre os filmes selecionados, destaca-se “Nosso Sonho”, que retrata a trajetória de Claudinho & Buchecha, a maior dupla de funk melody do país. Outro filme em destaque é “Terror Mandelão”, que acompanha DJ K e MC Zero, mostrando uma nova geração de músicos e seus desafios no mercado de trabalho dos bailes funk de São Paulo. Esta exibição contará com um debate com Felipe Larozza, diretor do filme, e o músico DJ K.

A programação inclui também a adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector, “A Paixão Segundo G.H.”, que terá uma sessão com debate com Mariana Borrasca Ferreira, pesquisadora sobre a autora. Outro destaque é “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, representante brasileiro no Oscar 2024, que será exibido em 35mm. A pré-estreia de “Lista de Desejos Para Superagüi” contará com um debate com o diretor Pedro Giongo.

Completam a programação os títulos “Paixão Sinistra”, “Samuel e a Luz”, “Pedágio”, “O Marinheiro das Montanhas”, “A Longa Viagem do Ônibus Amarelo”, “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, “Sem Coração”, “Propriedade”, “Incompatível com a Vida” e “Leme do Destino”.

Além disso, haverá o lançamento do livro “No Rastro dos Encontros Perdidos”, em que diversos pesquisadores analisam diferentes edições da mostra.

Continua depois da publicidade

A programação completa pode ser consultada no site oficial.

Por Sofia Zizza

Mapa do local