Galeria de Arte Brasileira do Século XIX
A Galeria de Arte Brasileira do Século XIX possui a exposição permanente mais antiga do Rio de Janeiro..
Galeria de Arte Brasileira do Século XIX
Horário(s) Terça a sexta, 10h às 18h; sabado, domingo e feriado, 12h às 17h.
Telefone (21) 2240-0068
Instalada dentro do Museu Nacional de Belas Artes, a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX foi reinaugurada em 2011, após ficar fechada para reformas desde 2008.
A galeria de arte permanente é a mais antiga do Rio de Janeiro, tendo exposto obras dos autores mais significativos do século 20. Além disso, o espaço abrigava uma seleção da pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes, que posteriormente foi transferida para o MNBA.
Com 2 mil m², a Galeria de Arte Brasileira expõe 230 obras, 100 a mais do que a versão interior. A coleção inclui pinturas, esculturas, arte sobre papel e mobiliário. Entre as obras, estão ícones das artes visuais, como Batalha do Avai (foto), pintada em 1877 por Pedro Américo; Batalha dos Guararapes (1879) e Primeira Missa no Brasil (1860), ambas de Vitor Meireles.
O espaço exibe ainda trabalhos assinados por Belmiro de Almeida, Debret, Agostinho da Mota, Taunay, Araújo Porto Alegre, Zeferino da Costa, Castagneto, Antonio Parreira, Henrique Bernardelli, Facchinetti, e Estevão Silva, entre outros.
Atualizado em 23 Mai 2012.