As festas juninas têm inúmeros quitutes típicos, como pinhão, rapadura, pamonha e quentão, além de pratos que remetam ao nordeste e ao sabor mineiro.
+ Veja como não sair da dieta durante as festas juninas
+ Saiba como preparar uma festa junina na sua casa
Saiba onde provar delícias com cara de festa junina em Porto Alegre.
ÁGUA DOCE CACHAÇARIA (PETRÓPOLIS E CRISTAL)
Na Água Doce não tem só cachaça, não! O restaurante serve bolinhos de carne de sol, arroz de carreteiro, filé com mandioca, feijão tropeiro, pururuca e torresmo. As cachaças também são famosíssimas e igualmente saborosas. Tem cachaça Ouro Preto, Isaura e Havana (Minas Gerais), Itagiba (Bahia) e Kariri (Ceará).
BOTECO DONA NEUSA
O charque na chapa, o aipim frito e o escondidinho de charque são sucesso na casa. A sobremesa de queijo coalho com melado também tem seus admiradores pelo sabor, que mistura do doce com salgado.
BOTECO MATITA PERÊ
O boteco oferece comidinhas que têm tudo a ver com a imensa diversidade do Brasil. Entre elas, bolinho de aipim e charque com mussarela, charque com molho de moranga e queijo minas, carne de panela com molho de vinho tinto e creme de aipim de frango com crouton.
DONA ZEFINHA
O restaurante é especializado em comida nordestina. As toalhas são de chita, as mesas e as cadeiras, de madeira rústica, e algumas imagens de cangaceiros estão espalhadas pelas paredes. Mas, certamente, o que chama a atenção são as comidas. Por exemplo, o prato Recife e Olinda é preparado com carne de sol e charque na chapa, feijão de corda, arroz, farofa, vinagrete e macaxeira cozida. E por que não experimentar o filé Maria Bonita? Ele é feito com queijo coalho, mel de engenho (melado de cana-de-açúcar) e pirê de abóbora.
LAMB'S
O café colonial do Lamb's é recheado de docinhos, salgadinhos e tortas. E o bom é que você pode levar para casa. Tem risólis, coxinhas de frango, camafeus e trouxinhas de nozes.