Guia da Semana

Apresentar de maneira contemporânea pratos brasileiros com essência goiana é premissa no Como, restaurante recém-inaugurado em Pinheiros. Inspirada na culinária local do centro-oeste – onde nasceu a família da proprietária Paloma Zaragoza, cozinheira e empreendedora –, a casa de 44 lugares funciona das 9h às 16h, de segunda à sexta, para aproximar o cliente da cultura gastronômica de comer bem desde o quitute que acompanha o cafezinho durante todo o período até sugestões à la carte ou do executivo que podem ser pedidas na hora do almoço. Aos sábados pela manhã são servidas três opções de brunch com delícias regionais e ingredientes vindos de pequenos produtores do país.

Destaque do cardápio, a Chica Doida, pamonha de forno gratinada com linguiça de frango, é uma receita da família de Paloma que surgiu há mais de 70 anos na cidade de Quirinópolis, em Goiás. De lá para cá, tornou-se tão popular que, em 2022, ganhou título de patrimônio cultural e imaterial da cidade. O Empadão Goiano é outro prato regional e pode ser pedido no Como a qualquer hora do dia. Trata-se de torta de frango cremosa com linguiça de frango, batata, queijo meia cura, ervilha, milho e palmito fresco. Pão de queijo, misto quente caipira, pão na chapa, entre outros salgados também dividem espaço com sugestões como o Pastelym de Goiás, uma tortinha recheada de doce de leite, e o Bolo de Fubá, feito com goiabada e creme de catupiry com limão cravo. Na ala dos sanduíches, uma boa pedida é o Hot Dog com salsicha de porco confit, acompanhado de vinagrete de quiabo. Outra é o Sanduíche de Churrasco, montado com carne de sol, requeijão de corte na chapa e vinagrete.

Quem prefere uma refeição reforçada pode começar com entradas interessantes como o Pequi Refogado e a Bolota de Carne, que leva maionese de limão cravo. Entre os pratos principais, a Carne de Sol é preparada com requeijão gratinado, purê de mandioquinha, vinagrete de fava e farofa de carne de sol. Há a Panelinha Goiana, com arroz bomba, sofrito, costelinha de porco, linguiça all beef da casa, ervilha fresca e chips de couve, e sua versão vegetariana, com feijão fradinho, palmito fresco, cogumelo paris e ovo frito. No menu executivo, servido de segunda a sexta, das 12h às 16h, os pratos chegam à mesa acompanhados por entrada e sobremesa do dia.

Para beber vale pedir o Comoção, uma caipirinha de pitanga, mel de caju do ceara e manjericão, ou o Licor de Jabuticaba, servido com bastante gelo, hortelã e água com gás. A recomendação da casa é tomar antes da refeição para abrir o paladar.

Menu especial aos sábados

Aos sábados, o Como oferece três opções de brunch. Um reúne cuscuz de milho recheado de requeijão de corte moreno, ovo mexido e iogurte com granola da casa. Outro, uma panqueca de milho com calda, linguiça all beef e ovo frito ou banana grelhada. A terceira opção combina pão de queijo da casa com requeijão de corte moreno, manteiga, mel e coalhada artesanal com granola da casa. Há a tábua de frios com uma seleção do dia de charcutaria, queijos e patês.

Outra exclusividade dos sábados são dois pratos que podem ser pedidos no almoço, das 12h às 16h: a Peixadinha no leite de coco, que leva peixe cozido com mandioca no molho de capim santo e pasta de tamarindo, acompanhada por molho de amendoim picante, arroz e farinha; e a Galinhada com pequi, um arroz de frango refogado com pequi. Vale destacar que o Como não aceita reservas.


SERVIÇO

Endereço: Rua Coropé, 67 – Pinheiros.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 16h; sábados, das 9h às 16h
Telefone: (11) 94570-9894
www.comosp.com.br

Atualizado em 7 Mar 2024.