Quem é fã das pizzas individuais tem mais um endereço para visitar em São Paulo. Desta vez, a novidade carrega um nome de peso, a Bráz Elettrica, intitulada como irmã rebelde da tradicional Bráz, chega à Rua dos Pinheiros para atrair um público bem diferente da famosa rede. Em parceria com o nova-iorquino Anthony Falco, pizzaiolo que fez história na lendária Roberta’s, de Nova York, a casa serve do meio-dia até de madrugada discos de massa leve e coberturas que fogem dos sabores tradicionais.
Fotos: Marina Marques/Guia da Semana
Dos fornos elétricos napolitanos saem pizzas fininhas e fatiadas, feitas para comer com a mão – garfos são opcionais. Para atrair um público descolado, a casa investiu em uma decoração no estilo 'urban destroyed', com adesivos divertidos e cores alegres, e o que mais chama a atenção é o serviço prático. No local, você mesmo pega sua bebida e sobremesa na geladeira e coloca numa cestinha, depois é só escolher seu sabor de pizza e pagar no balcão. E aí basta esperar o pager vibrar para retirar sua pizza diretamente das mãos dos pizzaiolos. Segundo a casa, o tempo entre o cliente entrar e receber a pizza deve ser de não mais que quatro minutos. Tudo vapt-vupt!
MENU: FUGINDO DO TRADICIONAL
O que mais chama a atenção no cardápio da pizzaria são os sabores criados especialmente para o local. Da parceria entre Falco e a turma da Bráz (com o chef Benny Novak à frente da gastronomia), surgem receitas como a moderna Frisco – spring cream, búfala, escarola, grana padano e tempero lemon pepper – e a Portuguesa Elettrica (molho, mozzarella, presunto cozido, cebolas caramelizadas, clara de ovo, azeitonas verdes e um fio de gema). Há também um tanto de memória italiana, como na El Dorado, composta por queijo Fontina, búfala, alho e grana padano, e a inusitada Supertramp – mozzarella, pancetta, clara de ovo, purê de batata e um fio de gema. Das nove opções do cardápio, cinco são vegetarianas.
Margherita (Foto: Bruno Geraldi/Divulgação)
Além das pizzas, o cardápio enxuto traz ainda duas saladas, porção de almôndegas (Falco Grandma Meatballs) e três opções de sobremesa, entre elas o famoso Tiramisù da Bráz. Na seção de bebidas, destaques para a cerveja da casa, a Elettrica, encomendada para a microcervejaria Blondine. De estilo lager, produzida artesanalmente, tem corpo leve, amargor equilibrado e notas cítricas, o que a torna ideal para harmonizar com as redondas. Há também Negroni, refrigerante e chá de erva-doce com gengibre feito na casa.
Fotos: Marina Marques/Guia da Semana
UMA ITÁLIA MODERNA
O local escolhido para abrigar a novidade foi um casarão quase centenário na rua dos Pinheiros, que ganhou uma roupagem nova, toda colorida. No lugar do forno à lenha, fornos elétricos – daí o nome da casa – da marca napolitana Izzo. A massa de fermentação natural da Elettrica foi desenvolvida por Falco, que utilizou um fermento seu vindo de Nova York. Ela é própria para esse tipo de cozimento intenso e usa 100% de farinha italiana Caputo. Diferente da receita da casa-mãe, forma discos extremamente leves, mais elásticos, que assam muito rapidamente e são perfeitos para se comer com as mãos.
O local promete bombar principalmente durante a madrugada, então se prepare para as filas, já que são apenas 90 lugares disponíveis – divididos em dois andares. Mas nada te impede de fazer o pedido para viagem!
Bráz Elettrica
Rua dos Pinheiros, 220 – Pinheiros
Horário de funcionamento: Segunda à quinta-feira, do meio dia à 1h; sexta-feira e sábado, do meio dia às 4h; domingo, do meio dia às 23h
Fone: (11) 3061-5132