Restaurantes
Por Lucila Rosa

Onde comer bacalhau em Porto Alegre

Em meio a tanta cozinha estrangeira, a capital gaúcha sabe dar valor à culinária portuguesa e ao seu famoso bacalhau.

Bacalhau à Gomes de Sá (Divulgação)

Os brasileiros herdaram muito da cultura de Portugal. Inclusive a culinária. A cozinha portuguesa é famosa por ser rica em peixes e frutos do mar, já que sua costa litorânea é vasta. E o bacalhau, um dos ingredientes mais famosos daquele país, faz o maior sucesso nos pratos dos restaurantes porto-alegrenses. Saiba onde saborear os melhores bacalhaus da capital gaúcha.

+ Veja lugares para comer mil-folhas em Porto Alegre

Bacalhau do Porto

O restaurante oferece um prato exclusivo. É o Bacalhau do Mestre Lagareiro, composto por uma posta de bacalhau assado, batatas douradas, cebolas fritas, ovos e azeitonas. E a novidade está no molho, feito com azeite quente e alho.

Casa de Portugal

A especialidade da casa é o Bacalhau à Gomes de Sá. O peixe é servido em lascas, acompanhado de batatas, cebolinhas douradas, ovos, salsa e azeitonas pretas.

Marco's BarraShoppingSul, Bourbon Country e Total
A novidade do restaurante Marco's é o Bacalhau do Maurício Fernan. O peixe é cortado em postas altas, cozidas em ervas mediterrâneas e azeite extra-virgem. O prato vem com batatas ao murro, pétalas de cebola, alho negro, tomate cereja e aspargos frescos.

Calamares

O restaurante elabora receitas especiais para a Associação dos Restaurantes de Boa Lembrança. E o prato da vez é o Bacalhau Giro, que traz o peixe desfiado, com cebola, tomate e espinafre, acompanhado de arroz de páprica doce com chuva de gergelim. E o cliente que experimentar esta delícia, ganha um prato de cerâmica da Associação.

Gambrinus

E que tal o bacalhau acompanhando outro peixe? Pois o restaurante Gambrinus, localizado no Mercado Público de Porto Alegre, serve Filé de Congrio, Linguado ou Salmão com Salada de Bacalhau, preparada com bacalhau desfiado, batatas e azeite de oliva.

Pampulhinha
O bacalhau do Pampulhinha vem em um Caldeirada, junto com cebolas, tomates, pimentões, batatas, azeitonas, couve de bruxelas, ervilha e acompanhado de arroz.

Por Lucila Rosa

Atualizado em 13 Mar 2013.