O famoso Festival de Sopas Ceagesp, realizado no Espaço Gastronômico Ceagesp, traz para o cardápio desta semana a inusitada Sopa de Pedra, servida de quarta (18) a domingo (22).
A receita é baseada numa lenda portuguesa de um frade pobre que tinha vergonha de pedir comida. Ele ia até a casa das pessoas e pedia somente uma panela com água e um fogareiro. Ele então tirava do bornal [saco de pano] duas pedras limpas e bem lustrosas e começava a cozinha-las. Curiosos, os moradores da aldeia acabavam oferecendo ingredientes para melhorar o sabor da sopa, como sal, legumes e carnes. No fim, a pedra ficava apenas como adorno de um caldo nutritivo e gostoso.
Já a versão do Ceagesp leva bacon, paio, carne, feijão, batata, brócolis, couve-flor, tomate, inhame, cebola, vagem, pimenta-do-reino e alho. A sopa divide o cardápio com as Sopas de Cebola e as outras opções de caldos.
O festival acontece de quarta a domingo, a partir das 18h. Pelo preço fixo de R$ 33,90 por pessoa (bebidas e sobremesas à parte), os clientes podem saborear à vontade seis tipos de sopas por semana, incluindo a de cebola.