Inaugurado no último dia 12 de dezembro, o Mare Pesce & Vino é a mais nova aposta do Eataly, espaço gastronômico em São Paulo que é um verdadeiro paraíso para os apaixonados por gastronomia.
O novo empreendimento ocupa o lugar do Il Pesce, localizado no primeiro andar do complexo. Baseada nos três pilares do Eataly, comprar, comer e aprender, a ideia é valorizar ainda mais a conexão entre o mercado e o restaurante, juntando o balcão da peixaria a cozinha, para oferecer aos clientes uma verdadeira experiência gastronômica do mar até a mesa.
O ESPAÇO
O Mare Pesce & Vino seguirá uma paleta de vários tons de azul e mosaicos que remetem as artes italianas do Sul da Itália, em forma de isca de peixe geométrico. Haverá também uma grande lousa com as sugestões de pratos do dia e os peixes mais frescos do mercado prontos para serem levados para casa.
O destaque ficará por conta do balcão, de onde o chef poderá ser visto fazendo os cortes de peixe mais frescos e os melhores crudos italianos, tudo à frente da clientela.
GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL
Em busca de qualidade, o Eataly foi atrás de pequenos fornecedores locais de pesca sustentável, como o Amaral, do Rio de Janeiro, que se preocupa com a pesca ecologicamente correta e o cuidado com o manuseio e transporte dos produtos. Contra a pesca predatória de peixes brasileiros, o Eataly trabalhará de acordo com a sazonalidade dos produtos, garantindo que apenas os melhores e mais frescos peixes da estação cheguem aos clientes.
Polvo Grelhado (Foto: Victor Bakos/Divulgação)
O CARDÁPIO
O chef à frente do Mare é Thiago Saldiva, que tem passagens por restaurantes como o La Table de Joel Robuchon, L’Arpége e Le Dôme du Marais, em Paris, atualmente Thiago é sous chef executivo do Eataly.
As receitas italianas com toques modernos e que valorizam 100% a matéria prima vinda da costa brasileira são divididas em quatro partes do cardápio. Na sessão de Crudos, o cliente poderá escolher entre os peixes do dia, como pargo, atum, linguado; moluscos, como lula e povo; crustáceos, como camarão e cavaquinha ou ostras do balcão e combinar com uma das seis opções de marinadas, como a sugestão de azeite, limão cravo, gengibre e flor de sal.
Carpaccio de Camarão (Foto: Victor Bakos/Divulgação)
Já La Barca di Capri, serve até três pessoas e traz uma seleção pré-definida dos melhores peixes do mercado contendo fatias de peixe, camarões, lulas marinadas além de molhos e guarnições. Na seção intitulada Le Nostre Interpretazioni, circulam sugestões como o Carpaccio de camarão rosa, romã, tangerina, manjericão, dill, palmito pupunha, azeite extra virgem e flor de sal ou ainda Atum cru levemente defumado, azeite, mostarda de Cremona e amêndoas.
Finalizando, I Piatti da cozinha, traz opções de antipasti como o Polvo grelhado na chapa com vinagrete de feijão, açafrão e azeitonas; pratos principais como Raviolone recheado com cavaquinha, zabaione di Prosecco e limão, cebola roxa e alho-poró caramelizados e ainda segundo prato como o Peixe branco na brasa, molho agridoce de carne e gengibre, spaghetti frito de batatas e folhas crocantes.
Para acompanhar, uma carta de vinhos italianos com uma seleção de mais que 50 vinhos e o primeiro bar de coquetéis do Eataly, com Gin Tônica, Aperol Spritz, Negroni e Negroni Sbagliato, todos no valor de R$ 30, cada.