É fato que São Paulo é repleta de restaurantes para todos os gostos e estilos, mas, entre tantas opções, não é fácil escolher o ideal quando se trata de encontros a dois. Um almoço ou jantar romântico merece uma escolha cuidadosa, priorizando um ambiente charmoso e intimista.
Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro com 33 restaurantes românticos em São Paulo perfeitos para um almoço ou jantar inesquecível a dois. Confira!
O piso giratório do restaurante rooftop enriquece a experiência ao oferecer uma vista de 270º, que se estende do Pico do Jaraguá até a exuberante Serra do Mar. A cozinha apresenta receitas italianas que valorizam ingredientes brasileiros, com combinações inusitadas como Ravioli de moqueca, Tagliatelle com rabada e Risoto brasileiro. Um andar acima do Lassù, encontra-se o Lassù Rooftop Club, um piano bar com terraço ao ar livre, música ao vivo e buffet de feijoada aos sábados.
O Terraço Itália é um grande oásis da cultura italiana no país, se tornando um dos mais renomados e históricos restaurantes da cidade de São Paulo. O local se tornou um ponto turístico devido a deslumbrante vista panorâmica da cidade, se firmando como o espaço ideal para quem busca momentos intimistas e uma experiência gastronômica única e exclusiva, revestido de luxo e sofisticação.
Av. Ipiranga, 344 – 41º e 42º andares – Centro
Foto: Divulgação (via assessoria - Panzerotti Comunicação e Eventos)
Esther Rooftop
Com vista para a Praça da República e o centro da maior cidade do país, o restaurante oferece diversos ambientes, incluindo a varanda principal, lateral, bar central e salão interno. A cozinha, com base francesa e toques brasileiros e orientais, apresenta opções para compartilhar, menu executivo e um menu degustação com 6 etapas. A carta de vinhos é 100% nacional, com rótulos de diferentes regiões do Brasil. Os drinks incluem sugestões autorais do mixologista Márcio Silva, além de variados clássicos da coquetelaria mundial.
Rua Basílio da Gama, 29 - República
Foto: Divulgação (via assessoria - Grupo Rubaiyat)
Figueira Rubaiyat
Sob a sombra de uma majestosa figueira centenária, o ambiente proporciona o cenário perfeito para uma experiência gastronômica romântica, combinando charme natural com elegância. O cardápio é cuidadosamente elaborado para exaltar os sabores em uma experiência gastronômica inesquecível, incluindo cortes de carnes nobres, uma cozinha mediterrânea singular com frutos do mar frescos e uma seleção de vinhos premiados.
Rua Haddock Lobo, 1738 - Jardins
Foto: Bruno Geraldi (via assessoria - RB Press)
Bistrot Parigi
O Bistrot Parigi, localizado na cobertura do Shopping Cidade Jardim, oferece aos apaixonados uma vista privilegiada da cidade. No menu, assinado pela chef Vanessa Silva, destacam-se pratos clássicos da culinária francesa.
Av. Magalhães de Castro, 12.000 – 4º andar – Shopping Cidade Jardim
Foto: Bruno Geraldi (via assessoria - Estúdio Mascavo)
Bosco
O restaurante Bosco é inquilino do icônico casarão da década de 1940, na Rua João Moura, em Pinheiros. Croquis de Oscar Niemeyer, outra herança do espaço, também são mantidos nas paredes, pintadas com cores que remetem ao sul da Itália. O cardápio oferece pratos clássicos italianos temperados com o toque da chef Natalia.
Rua João Moura, 976 - Pinheiros
Foto: Divulgação (via assessoria - Comidah Mídia)
Yū
A charmosa casa de culinária oriental no Itaim Bibi reúne todos os elementos para um encontro intimista inesquecível. A elegância do ambiente, com luzes baixas e sofás aconchegantes, cria uma atmosfera perfeita. Entre as sugestões do cardápio, destaque para o Sushi Ebishake. Para beber, experimente os drinks autorais, como o Kochi, que combina Ketel One, purê de Yuzu, mel e limão siciliano, finalizado com um toque especial de matchá (R$ 49,50).
O cardápio é enriquecido com ingredientes e preparos do Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia, resgatando tradições e exaltando símbolos de uma cultura popular com suas próprias fronteiras.
Rua Barão de Capanema, 549 - Jardins
Foto: Divulgação (via assessoria - RB Press)
Fasano
Cada detalhe do restaurante Fasano foi cuidadosamente pensado pelo restaurateur Gero Fasano, que imprimiu sua personalidade minuciosa ao oferecer a mais alta gastronomia italiana de São Paulo e um atendimento impecável. Localizado no térreo do Hotel Fasano São Paulo Jardins desde setembro de 2003, data que marca a abertura do espaço, o projeto é assinado pelo arquitetos brasileiros Isay Weinfield e Marcio Kogan, que criaram um ambiente elegante e acolhedor para casais.
Rua Vittorio Fasano, 88 - Jardins
Foto: Tadeu Brunelli (via assessoria - Sibaris)
Evvai
Condecorado com a segunda estrela no Guia Michelin Brasil 2024 e listado na 22ª posição da cobiçada lista Latin America's 50 Best Restaurants 2023, o restaurante Evvai apresenta o menu autoral Oriundi, do chef Filipe Souza, que oferece releituras inusitadas e convida a explorar as cozinhas italiana e brasileira sob uma perspectiva única.
Rua Joaquim Antunes, 108
Foto: Tadeu Brunelli (via assessoria - Gina von Hertwig Comunicações)
Chez Amis
Com um cardápio francês e uma adega com 60 rótulos, o Chez Amis oferece uma atmosfera romântica e intimista, típica de um bistrô. Inspirado no estilo art déco, seus dois salões e mesas na calçada proporcionam um charme especial. No piso superior, há um ambiente anexo chamado Telefone Speakeasy, um bar pequeno que faz referência aos nightclubs privês dos anos 70 e 80. Lá, a experiência é perfeita para desfrutar de drinks antes do jantar ou dançar depois.
Rua Haddock Lobo, 74 - Consolação
Foto: Tati Frison (via assessoria - Síbaris)
Bottega Bernacca
Com 44 lugares, a nova unidade da Bottega Bernacca replica o clima das demais casas, com cozinha aberta, ambiente acolhedor repleto de madeira e serviço informal, feito diretamente da panela. O cardápio conta com sugestões deliciosas para quem gosta de massas frescas.
Rua Dr. Melo Alves, 769
Foto: Divulgação (via assessoria - Ruella)
Ruella Bistrô
Criado em 1996 como uma extensão da casa da chef Dahoui, o restaurante oferece aos clientes a sensação de estar na casa de amigos, em um ambiente descontraído e charmoso, onde cada detalhe tem uma história para contar. Com uma gastronomia de bistrô autoral, os pratos são preparados de forma artesanal e plural, sem fronteiras, combinando sabores de maneira simples e deliciosa. A cozinha é de base franco-brasileira, com toques orientais que enriquecem a experiência.
R. João Cachoeira, 1507 - Vila Olímpia
Foto: Divulgação (via assessoria - Index Conectada)
Tangará Jean-Georges
Com vista para o verde exuberante do Parque Burle Marx, o restaurante Tangará Jean-Georges possui uma estrela Michelin. Em um ambiente de extrema elegância, este é o primeiro – e único – endereço do internacionalmente reconhecido chef Jean Georges Vongerichten na América do Sul. Por lá, é possível saborear menu à la carte, bem como menu degustação, além de uma carta de vinhos com 280 diferentes rótulos cuidadosamente selecionados que incluem alguns dos melhores rótulos do velho e novo mundo.
Uma casinha de fachada discreta em Pinheiros abriga um dos quintais mais agradáveis da cidade: o restaurante Chou. Em um cenário intimista, repleto de plantas, luz suave e velas sobre as mesas, os clientes têm a oportunidade de explorar as nuances e sutilezas da cozinha de Gabriela Barretto, que valoriza o frescor, a simplicidade e a potência do fogo.
Com um ambiente intimista, o bar aposta no clima romântico e em uma seleção de drinks. A nova carta, assinada pela bartender Chula Barmaid, apresenta coquetéis perfeitos para um momento a dois, como o Caparis Spinosa (R$ 52), que é feito com gin, Vermute Noilly Prat Dry macerado em alcaparras, extrato salino de alcaparras e alcaparrone. Para acompanhar os drinks, a casa também lançou um novo cardápio, elaborado por Rubens Catarina e Vinicius Pires.
Rua Padre João Manuel, 795 - Jardim Paulista
Foto: Divulgação (via assessoria - Lead Co.)
Aguzzo Cuccina
O Aguzzo Cucina é um desses poucos restaurantes que oferece ambiente aconchegante aliado à alta gastronomia. Servindo experiências únicas, desperta amor à culinária italiana e aos momentos felizes da vida junto à mesa. Dentre os pratos mais pedidos, destacamos o Clássico Filetto Aguzzo, variação do filé à parmegiana, e o Nhoque della Casa, preparado artesanalmente com massa leve e irresistível.
O restaurante de Paola Carosella é inundado por iluminação natural e protegido do calçamento pelo jardim elaborado por Luiz Carlos Orsini, um dos responsáveis pela projeção paisagística do Instituto Inhotim. O cardápio é recheado de receitas clássicas como Allumette, delicado sanduichinho de massa folhada crocante e adocicada para comer com as mãos, recheado com presunto Royal caseiro, queijo Tulha e tapenade de azeitonas verdes, servido nas confeitarias de Buenos Aires.
R. Chabad, 124 - Jardim Paulista
Foto: Tadeu Brunelli (via assessoria - Gina von Hertwig Comunicações)
Locale Ristorante
Localizado no bairro do Itaim Bibi, o Ristorante chegou para completar o trio de casas do Grupo Locale na mesma calçada, que já inclui as vizinhas Caffè e Trattoria. Com um ambiente intimista, o espaço oferece poltronas e sofás confortáveis, luz baixa e um clima romântico perfeito para um encontro especial, além de uma excelente culinária italiana.
R. Manuel Guedes, 375 - Itaim Bibi
Foto: Divulgação (via assessoria - RB Press)
Merci Brasserie
O restaurante do megacomplexo Vila Anália, localizado na zona leste de São Paulo, no Jardim Anália Franco, convida os casais a uma incrível viagem para a França. Da cozinha, com balcão entreaberto, saem delícias como o Steak tartare, um clássico que combina carne picada na ponta da faca com condimentos e que acompanha batata frita, folhas e torradas, e o Canard a l’orange, que leva magret de pato, purê de cenoura, rúcula selvagem e molho de laranja.
Rua Cândido Lacerda, 33 – Jardim Anália Franco
Foto: Neuton Araújo (via assessoria - RBPress)
MII Rooftop
Instalado no último andar do Complexo Vila Anália, o restaurante MII Rooftop chegou à Zona Leste trazendo uma incrível estrutura em dois ambientes com arquitetura solar, típica de Mykonos. Os sócios se inspiraram na festiva e luminosa ilha do mar Egeu, conhecida por seus cenários românticos e paisagens encantadoras.
Foto: Divulgação (via assessoria - Comidah Mídia)
Donna
No salão moderninho e intimista, com capacidade para no máximo trinta pessoas, são servidos clássicos da culinária interpretados de maneira única. Destaque para o Aglio e Olio Perfetto (R$ 55), um espaguete ao alho e óleo enriquecido com cheiro-verde e dedo-de-moça, finalizado com colatura di alici. Outra opção mais autoral é o Risotto di Maiale (R$ 110), que combina arroz de milho tostado com joelho de porco e saba.
Esse é o lugar para quem quer apostar no italiano clássico. Com paredes de tijolos expostos, plantas e um longo bar, a casa é comandada pelo restaurateur Marcelo Muniz. Entre as sugestões do menu, estão o Tagliolini al Tartufo
(R$84), massa fresca, servida com tradicional fonduta de parmesão, cogumelos frescos e salsa trufada, e o Ravióli de queijo brie e peras caramelizadas (R$88). A carta de vinhos traz boas opções de rótulos para acompanhar os pratos.
Rua Padre João Manuel, 950 – Jardins
Fotos: Laís Acsa (via assessoria Mar Aberto)
Le Jazz Petit
O balcão de madeira, em formato de “U”, garante vista privilegiada para acompanhar o trabalho da afinada equipe de bartenders. Presente no nome e na decoração, em lambe-lambes nas paredes, o jazz dá o tom da trilha sonora e preenche o ambiente. A casa segue a linha dos cocktail bars experimentais. Aos drinques clássicos somam-se sugestões autorais.
Rua dos Pinheiros, 262 - Pinheiros
Foto: John Ramatis (via assessoria - Comidah Mídia)
O Carrasco Bar
O restaurante configura o lugar perfeito para um encontro: pequeno, discreto, à meia-luz e com atendimento excepcional. Aninhado dentro do bar Guilhotina, ao melhor estilo speakeasy, tem pedidas como o Butter Tuffees, que leva Vodka Ketel One, Rum Zacapa 23, redução de aceto com cevada, bitter de toranja e espumante. Das pedidas da cozinha para compartilhar, a Carne Cruda e a Burrata são destaque.
A França é reconhecida mundo afora pelo seu clima romântico, sobretudo em Paris, e é possível viver um pouco dessa atmosfera sem deixar a capital ao visitar o café e bistrô Rendez-Vous, em Pinheiros. A casa serve clássicos franceses em um cenário único, com mesinhas na calçada.
Rua Fradique Coutinho, 179 - Pinheiros
Foto: Divulgação (via assessoria - Orantes.C)
Zucco Ristoranti
Na casa, a clássica culinária italiana ganha um toque contemporâneo com pratos sofisticados como o Ravioline di Burrata al Burro di Tartufo Bianco, servido com espuma trufada de queijo grana padano e manjericão crocante.
Rua Haddock Lobo, 1416 - Cerqueira César
Foto: Daniel Levin (via assessoria - Index)
Baio Cozinha Sulista
Localizado no 23º andar do W São Paulo, o restaurante e bar apresenta uma abordagem inovadora da culinária do Sul do Brasil, assinada pelo chef Tuca Mezzomo. O menu celebra as ricas tradições gastronômicas da região com um toque contemporâneo, destacando a sazonalidade e os ingredientes locais.
Rua Funchal, 65 - 23º andar - Vila Olímpia
Foto: Divulgação (via assessoria - Orantes.C)
Bistrot de Paris
Para quem busca um toque de romantismo parisiense, o Bistrot de Paris, situado na charmosa Villa San Pietro, nos Jardins, é a escolha perfeita. Sob o comando do chef Alain Poletto, o restaurante proporciona uma autêntica experiência de bistronomia, com um menu que reúne clássicos da culinária francesa.
Além de um ambiente sofisticado, a Tartuferia San Paolo eleva o jantar romântico a outro nível com suas receitas italianas e a especialidade em trufas frescas. Com unidades nos Jardins, Pinheiros e Morumbi, o menu traz criações originais, da entrada à sobremesa, além de drinks exclusivos, sempre com um toque autoral.
Rua Oscar Freire, 155 | Rua Ferreira de Araujo, 302 | Av. Roque Petrone Júnior, 1089, Morumbi Shopping
Foto: Vladi Fernandes (via assessoria - Anexo)
Chalezinho
Especializado em fondues, o restaurante oferece a atmosfera perfeita para encontros românticos. Com um ambiente acolhedor e intimista, é o cenário ideal para celebrar momentos especiais, como pedidos de namoro ou casamento. No cardápio, os clientes encontram desde fondues salgadas tradicionais até versões especiais, garantindo uma experiência única.
Foto: Ângelo Dal Bo (via assessoria - Síbaris Gastronomia)
Teus
Comandado pelo chef Chico Farah, o restaurante Teus destaca-se pelo ambiente de boteco descolado e culinária encantadora. O cardápio é repleto de opções como os Tacos de Linguiça de polvo com pimeta jalapeño e o Arroz de Lula, que chega grudado no fundo.
Rua Natingui, 1548 - Vila Madalena
Foto: Divulgação (via assessoria - Index)
Bônus: Bar dos Arcos
Localizado no subsolo do Theatro Municipal, onde antes funcionavam as antigas ventilações que refrescavam o palco principal, o bar é hoje um símbolo de autenticidade e excelência na coquetelaria. Com um ambiente intimista e acolhedor, o espaço revela um verdadeiro labirinto de arcos centenários, enquanto seus balcões iluminados trazem uma atmosfera inspirada no filme O Iluminado.